Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Adorado casal de pandas retorna à China após 13 anos em Tóquio

Tóquio – Os adorados pandas gigantes Ri Ri e Shin Shin deixaram o Zoológico de Ueno, em Tóquio, nas primeiras horas de domingo para voltar ao seu país natal, a China, devido a problemas de saúde relacionados à idade .

Apesar da madrugada, os entusiastas dos pandas se reuniram fora do zoológico para se despedirem deles, com muitos chorando.

Os dois pandas foram programados para voar do Aeroporto de Narita para a China, onde serão alojados no Centro de Conservação e Pesquisa da China para o Panda Gigante.

Nos dias que antecederam sua partida, o Zoológico de Ueno viu um fluxo de visitantes. No sábado, último dia de exibição pública do casal de pandas, mais de 2.000 fãs fizeram fila antes da abertura para se despedirem.

Ri Ri e Shin Shin trouxeram ânimo e alegria aos japoneses durante sua estadia em Tóquio, como um raio de luz em tempos difíceis, diz Yasumasa Tomita, vice-diretor do Zoológico de Ueno.

Alguns fãs, como Sumida da Prefeitura de Aichi, até acamparam à noite para ver os pandas pela última vez. “Me apaixonei por eles à primeira vista e descobri o quão animados os pandas são”, disse Sumida, expressando sua gratidão pelas boas lembranças.

Os dois pandas chegaram ao Japão em fevereiro de 2011, pouco antes do terremoto de magnitude 9,0. Suas aparições públicas proporcionaram conforto e alegria ao povo japonês durante um momento difícil.

“Já se passaram 13 anos desde o terremoto, e sou grata pela cura que eles nos trouxeram”, disse Yoshihara Mutsuko, moradora de Tóquio, que perdeu a chance de ver os pandas, mas planejou visitá-los na China no futuro.

O panda gigante Ri Ri, um macho, e o panda gigante Shin Shin, ambos da província de Sichuan, sudoeste da China, chegaram ao Zoológico de Ueno em 2011 sob contrato de arrendamento.

Eles deram à luz o famoso panda gigante Xiang Xiang em 2017, que foi devolvido à China no ano passado, além dos filhotes gêmeos Xiao Xiao e Lei Lei em 2021. Os três pandas, nascidos e criados no zoológico, atraíram multidões de amantes de pandas do país e do exterior.

De acordo com o Zoológico de Ueno, ambos os pandas, agora com 19 anos, desenvolveram problemas de saúde, como pressão alta, por causa da idade avançada.

Especialistas japoneses e chineses realizaram comunicação próxima e conduziram consultas conjuntas para fornecer tratamentos médicos jurídicos. Após discussão entre o Governo Metropolitano de Tóquio e a Associação de Conservação da Vida Selvagem da China, foi decidido que eles deveriam ser enviados de volta à China para melhores cuidados e tratamento.

Após sua partida, o Zoológico de Ueno será o lar de dois pandas, as gêmeas Xiao Xiao e Lei Lei.

O panda gigante Ri Ri é carregado em contêiner especial no Zoológico de Ueno em Tóquio, Japão, no dia 29 de setembro de 2024.

Os adorados pandas gigantes Ri Ri e Shin Shin deixaram o Zoológico de Ueno em Tóquio nas primeiras horas de domingo para voltar ao seu país natal, a China, devido a problemas de saúde relacionados à idade.

No sábado, o último dia de exibição pública do casal de pandas, mais de 2.000 fãs fizeram fila antes da abertura para se despedirem, com muitos em lágrimas.

Sair da versão mobile