Durante a semana de 21 a 26 de setembro, aconteceu no Brasil a Semana Cultural Militar da China, evento que teve como tema “Salvaguardar a paz para um futuro compartilhado”.
Nesses dias, aconteceram uma série de atividades de intercâmbio, fortalecendo o entendimento e a amizade entre as forças armadas da China e do Brasil.
Em Brasília, foi realizado um evento alusivo ao Dia da China. A atividade também celebrou os 50 anos das relações diplomáticas sino-brasileiras.
Convidados assistiram, na Escola Superior de Defesa do Brasil, atividades como exposição fotográfica, conferências e apresentações musicais.
Durante palestra sobre a política nacional de defesa da China, o porta-voz do Ministério de Defesa Nacional da China, o coronel sênior Wu Qian disse que a China segue o caminho do desenvolvimento pacífico e sua tradição histórica e cultural valoriza a harmonia e a paz.
Militares de ambos os países manifestaram suas opiniões sobre as perspectivas futuras de cooperação entre os dois exércitos.
Ao fim das festividades, calígrafos chineses fizeram pinturas com escritas personalizadas para todos que prestigiaram o evento. A caligrafia é uma parte muito importante da cultura da China, também conhecida como a arte da escrita.
As atividades tiveram continuidade na cidade do Rio de Janeiro, onde a Banda Militar do Exército de Libertação Popular da China uniu-se à Banda Militar do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil para executar canções populares que encantaram todos os presentes.
A Semana Cultural Militar da China significou muito mais do que apresentações artísticas e culturais. O evento solidifica e reforça ainda mais os laços de amizade, fraternidade e intercâmbio entre as duas nações.