Beijing – O principal conselheiro político da China, Wang Huning, pediu no sábado a consolidação e o desenvolvimento da mais ampla frente unida patriótica possível para reunir o apoio do povo, promover o consenso e reunir suas forças para promover a modernização chinesa.
Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, fez as declarações em uma recepção realizada em Pequim para comemorar o iminente 75º aniversário da fundação da República Popular da China.
“Para realizar a modernização da China, é essencial que todo o povo chinês se una e colabore coletivamente”, disse ele.
Em relação a Hong Kong e Macau, Wang enfatizou a determinação de continuar a implementação de forma plena, fiel e resoluta a política de Um País, Dois Sistemas, fazer com que Hong Kong e Macau sejam administrados por patriotas, inspirar mais pessoas em Hong Kong e Macau amará tanto o país quanto suas próprias regiões e apoiará Hong Kong e Macau para se integrarem melhor ao desenvolvimento geral do país.
Em termos de Taiwan, Wang enfatizou a adesão ao princípio de Uma Só China e ao Consenso de 1992, expressando a vontade de promover o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito e avançar o desenvolvimento integrado em todos os campos.
Ele pediu esforços para se oferecer resolutamente às atividades separatistas de “independência de Taiwan” e à interferência estrangeira, além de promover inabalavelmente a causa da reunificação nacional.
Participaram da recepção cerca de 2 mil representantes de Hong Kong, Macau, Taiwan e comunidades chinesas no exterior.
(Xinhua/Zhai Jianlan)