Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China corta taxas de juros de recompras reversões de 7 dias

Foto: Peng Ziyang

Beijing – O banco central da China cortou, nesta sexta-feira, a taxa de juros de recompras reversões de sete dias de 1,7% para 1,5%.

   A medida visa intensificar o ajuste anticíclico da política monetária e apoiar o crescimento econômico estável do país, de acordo com um comunicado do Banco Popular da China.

   A taxa de juros de recompra reversa de 14 dias e as operações de recompra temporária e de recompra reversão continuarão a ser determinadas pela taxa de juros das operações de recompra reversa de sete dias no mercado aberto, e a faixa de ajuste permanecerá inalterada.

   A medida fez parte do recente pacote de estímulo do país para contribuição para a economia, que também inclui medidas de apoio ao setor imobiliário e ao mercado de capitais.

   O banco central converteu 278 bilhões de yuans (US$ 39,66 bilhões) em recompras reversas de 14 dias nesta sexta-feira para uma taxa de juros de 1,65%, 20 pontos-base abaixo do dia anterior.

   Uma operação de recompra reversa é um processo no qual o banco central compra títulos de bancos comerciais por meio de licitação, com um acordo para vender-los de volta no futuro.

   O banco central também anunciou um corte na taxa do depósito compulsório em 0,5 ponto percentual para instituições financeiras nesta sexta-feira.

Sair da versão mobile