Nanning – Os participantes da 21ª Exposição China-ASEAN, que começou nesta terça-feira em Nanning, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, enfatizaram a importância de aprofundar a cooperação econômica e comercial entre os dois lados.
A abertura de abertura atraiu cerca de 1.100 participantes, incluindo líderes chineses e estrangeiros, funcionários governamentais, empresários, acadêmicos e representantes de organizações internacionais.
Ao discursar na abertura da exposição, o vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, disse que a China está disposta a trabalhar com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) para aprofundar a cooperação prática e escrever um novo capítulo na construção de uma comunidade China-ASEAN mais próxima com um futuro compartilhado.
Ding, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, pediu à China e aos países da ASEAN que elevem a cooperação aberta a um novo patamar.
Ambos os lados devem implementar o Acordo de Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP) de alta qualidade, trabalhar para uma conclusão rápida das negociações para a versão 3.0 da Área de Livre Comércio China-ASEAN, expandir constantemente a abertura institucional e construir uma cadeia industrial e de suprimentos transfronteiriça mais estável e desentupida, acrescentou.
O tema da exposição deste ano se concentra em “Defende a amizade, a sinceridade, o benefício mútuo e a inclusão para o desenvolvimento comum, criando um novo futuro de coroa de diamante – promovendo o desenvolvimento de uma Área de Livre Comércio China-ASEAN 3.0 e o crescimento de alta qualidade nesta região”.
O tema da exposição deste ano se concentra em “Defende a amizade, a sinceridade, o benefício mútuo e a inclusão para o desenvolvimento comum, criando um novo futuro de coroa de diamante – promovendo o desenvolvimento de uma Área de Livre Comércio China-ASEAN 3.0 e o crescimento de alta qualidade nesta região”.
Ao discursar na cerimônia de abertura, o vice-ministro do Comércio da China, Li Fei, disse que a cooperação mútua benéfica e vantajosa para todos entre a China e os países da ASEAN atingiu novos níveis.
A cooperação econômica e comercial bilateral continua a melhorar ao longo dos anos, com progresso positivo nas negociações para a versão 3.0 da Área de Livre Comércio China-ASEAN, disse Li.
O evento de cinco dias cobre uma área de exposição de quase 200.000 metros quadrados, com a Malásia como país de honra.
Como parte das comemorações do 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Malásia, serão realizados quatro eventos relacionados ao estabelecimento da parceria de cooperação empresarial China-Malásia, à promoção da inovação no comércio de commodities entre a China e a ASEAN e ao festival de compras de durios da Malásia.
Além disso, uma nova seção foi implementada para destacar setores estratégicos emergentes, apresentando os mais recentes desenvolvimentos e tecnologias em áreas como tecnologia digital, nova energia e veículos conectados inteligentes.
A exposição tem sido uma testemunha de amizade, cooperação e prosperidade compartilhadas entre a China e os países da ASEAN ao longo dos anos, disse Kao Kim Hourn, secretário-geral da ASEAN, acrescentando que desde a sua criação em 2004, a exposição evoluiu para uma importante plataforma de diálogo, cooperação e desenvolvimento, abrangendo setores como infraestrutura, agricultura, tecnologia, educação e turismo.
A exposição fez contribuições importantes para a integração econômica entre a ASEAN e a China, facilitando os fluxos de investimento e as oportunidades econômicas transfronteiriças, lançando as bases para a construção de uma região mais conectada, resiliente e dinâmica, acrescentou Kao.
A Cúpula de Negócios e Investimentos China-ASEAN é realizada paralelamente à exposição.
Ren Hongbin, presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, disse que a cúpula deste ano apresentará as novas tendências e características da cooperação China-ASEAN, com uma série de intercâmbios econômicos e comerciais planejados, o que trará melhor a assistência mútua para o desenvolvimento industrial e promoverá o compartilhamento de benefícios entre a China e os países da ASEAN.
Desde que a primeira Exposição China-ASEAN foi realizada em 2004, o evento construiu uma plataforma para as empresas da ASEAN entrarem no mercado chinês.
Dados oficiais mostram que a China é o maior parceiro comercial da ASEAN há 15 anos consecutivos. Nos primeiros sete meses deste ano, o comércio bilateral atingiu US$ 552 bilhões, um aumento anual de 7,7%.