Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e Japão assumem responsabilidade compartilhada de promover progresso abrangente dos laços bilaterais, diz chanceler

(240924) -- UNITED NATIONS, Sept. 24, 2024 (Xinhua) -- Chinese Foreign Minister Wang Yi, also a member of the Political Bureau of the Communist Party of China Central Committee, meets with Japanese Foreign Minister Yoko Kamikawa in New York, Sept. 23, 2024. (Xinhua/Li Rui)

Nações Unidas – A promoção do progresso abrangente das relações entre a China e o Japão é uma responsabilidade compartilhada pelos dois países asiáticos vizinhos, disse o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, à seu colega japonês, quando os dois principais diplomatas reuniram-se na segunda-feira em Nova Iorque.

   Durante as conversas com o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, expressou a esperança de que Tóquio trabalhe com Pequim para manter a direção correta no fortalecimento de suas relações , definidas como relações estratégicas e benéficas.

   Wang pediu ao lado japonês que se junte à China para dar continuidade ao consenso entre os líderes dos dois países e promover o desenvolvimento estável e sólido das relações bilaterais.

   Pela sua vez, Kamikawa manifestou que o Japão atribuiu importância ao desenvolvimento das relações com a China e que, diante dos riscos e desafios crescentes no cenário internacional, o Japão e a China devem manter a comunicação e o diálogo em vários campos e em todos os níveis por meio de consultas e salvaguardar conjuntamente a paz e o desenvolvimento regional.

   Ela expressou sua esperança de que a China lidará com o recente ataque a um estudante japonês na cidade de Shenzhen, no sul da China, e garantirá a segurança dos japoneses na China, já que o importante alicerce das relações bilaterais reside em intercâmbios interpessoais .

   Wang enfatizou que a China está justificada para se opor ao descarte de água contaminada do desastre nuclear de Fukushima, no Japão.

   Desde que se confirme em acordos de monitoramento internacional de longo prazo e monitoramento independente de amostra por partes interessadas, como a China, o Japão deve manter sua palavra e abster-se de perturbar a questão, indicou Wang.

   Quanto ao incidente em Shenzhen, Wang disse que foi um caso isolado que a China investigará e tratará de acordo com a lei. A China, como sempre, protegerá a segurança de todos os cidadãos estrangeiros na China em conformidade com a lei.

   O lado japonês deve adotar uma abordagem calma e racional em relação ao caso, em vez de politizar e ampliar a questão, indicou Wang a Kamikawa.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, reuniu-se com a ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, em Nova York, em 23 de setembro de 2024 . (Xinhua/Li Rui)
Sair da versão mobile