Nis, Sérvia – Um novo Instituto Confúcio foi inaugurado na Sérvia na sexta-feira na Faculdade de Filosofia da Universidade de Nis. O novo Instituto fornecerá aos estudantes e entusiastas uma plataforma para aprender sobre a língua e a cultura chinesas.
Estabelecido em conjunto pela Universidade de Nis e a Universidade de Jiangsu da China, este é o terceiro Instituto Confúcio na Sérvia e o primeiro no sul do país.
“Seu papel é essencial, pois pretendemos promover a língua e a cultura chinesas ao mesmo tempo em que fomentamos a cooperação econômica”, disse Ivan Jovanovic, vice-reitor de Cooperação Internacional e diretor sérvio do Instituto Confúcio.
Dragan Antic, reitor da Universidade de Nis, destacou a importância do novo instituto para melhorar a cooperação entre instituições educacionais sérvias e chinesas.
“Estou confiante de que este projeto será altamente bem-sucedido e que a abertura do Instituto Confúcio fortalecerá os laços entre a Universidade de Nis e muitas outras universidades chinesas”, disse Antic.
Em um discurso em vídeo, o presidente da Universidade de Jiangsu, Xing Weihong, disse que o estabelecimento do Instituto Confúcio marca o início da cooperação entre as duas universidades no campo da educação internacional chinesa.
O embaixador chinês na Sérvia, Li Ming, ressaltou a importância do intercâmbio cultural. “Esperamos que o Instituto Confúcio permita que a Universidade de Nis se envolva ativamente na educação da língua chinesa, no desenvolvimento de professores locais e nos intercâmbios culturais entre a China e a Sérvia”, disse Li.
Após a cerimônia de inauguração, um seminário sobre a cooperação Sérvia-China foi realizado na universidade. Os estudantes sérvios estão sendo incentivados a se registrar em cursos de língua chinesa em todos os níveis de proficiência por meio do site do Instituto Confúcio e das plataformas de mídia social.