Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cientistas chineses e estrangeiros iniciam nova expedição na caverna mais longa da Ásia

(230927) -- SUIYANG, Sept. 27, 2023 (Xinhua) -- A member of Guizhou provincial mountain resources institute observes the rock formation inside a branch cave of Shuanghe Cave in Suiyang County, southwest China's Guizhou Province, Sept. 23, 2023. Shuanghe Cave, Asia's hitherto longest cave in southwest China's Guizhou Province, has been found to be 409.9 km in length and 912 meters in depth, making it the third longest cave in the world, said researchers. The latest research results on the cave were released during a press conference Tuesday. This year's cave expedition was conducted by the provincial mountain resources institute, the provincial cave association, and over 30 researchers and explorers from China, France, Italy, and Belgium. The cave expedition team has also unearthed some paleontological fossils and geological relics. Researchers have thus far found 40 giant panda fossils, the oldest individual living at least 100,000 years ago and the youngest living only a few hundred years ago. (Photo by Zhao Fei/Xinhua)

 Guiyang – Cientistas da China, França, Portugal, Bélgica e outros países se reuniram na sexta-feira na caverna Shuanghe, a caverna mais longa conhecida da Ásia, na Província de Guizhou, no sudoeste da China, para uma cerimônia de lançamento da 23ª expedição científica internacional conjunta à caverna.

   A expedição está programada para ocorrer de 7 a 24 de outubro, e os resultados de suas descobertas serão disponibilizados em 24 de outubro.

   Expedições científicas anteriores encontraram 44 fósseis individuais de pandas gigantes, com o espécime mais antigo datando de 100.000 anos e o mais recente datando de algumas centenas de anos.

   Os fósseis provam que Guizhou já foi um habitat para pandas gigantes, que hoje são conhecidos por sobreviver nas províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu.

   Zhou Wenlong, vice-secretário-geral da Associação de Cavernas de Guizhou, disse que a próxima expedição estudará mais os recursos, a formação e a evolução da caverna.

   Conforme os resultados da expedição conjunta de 2023, a rede de cavernas tem 107 aberturas conectadas e possui um comprimento de 409,9 quilômetros, tornando-se a caverna mais longa conhecida na Ásia e a terceira mais longa do mundo. É também a caverna de dolomita mais longa do mundo.

   O espeleólogo francês Jean Bottazzi, que tem mais de três décadas de experiência em exploração de cavernas na China, está atuando como chefe da próxima pesquisa de cavernas. Ele chama a Caverna Shuanghe de sua segunda casa.

   Ele disse que, desde o final da década de 1980, as descobertas de especialistas chineses e estrangeiros na caverna levaram a repetidas atualizações do comprimento da caverna, e muitos fósseis e organismos vivos foram encontrados na caverna, fornecendo materiais de pesquisa científica ricos e valiosos.

   Durante a expedição científica deste ano, o distrito de Suiyang, que administra a área da caverna, realizará atividades como um concurso de fotografia de ciências geológicas e um concurso de vídeo curto para promover o geoparque da caverna.

Sair da versão mobile