Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o rei da Malásia, Sultan Ibrahim Sultan Iskandar, que está em visita de Estado à China, em Beijing, na sexta-feira.
Li observou que a China e a Malásia têm uma base sólida de confiança mútua e amizade profundamente enraizada. Atualmente, os dois países estão na conjuntura histórica do 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, marchando de mãos dadas em direção ao objetivo de construir uma comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado.
A China está disposta a trabalhar com a Malásia para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países, manter intercâmbios estreitos e de alto nível, promover sua amizade tradicional, aumentar a confiança mútua estratégica, expandir a cooperação mutuamente benéfica, alcançar resultados mais práticos e trazer mais benefícios para o povo de ambos os países, disse Li.
A China também está pronta para trabalhar com a Malásia para aumentar a sinergia da estratégia de desenvolvimento, promover a atualização da cooperação econômica e comercial, atualizar o nível de conectividade e criar maior unidade para promover o desenvolvimento, disse Li.
Ele pediu que os dois lados aproveitem ao máximo suas vantagens complementares, continuem expandindo o comércio bilateral, avancem constantemente em projetos emblemáticos, como a Ligação Ferroviária da Costa Leste, e aprofundem a cooperação em infraestrutura e aeroespacial. Ele também pediu que os dois países expandam a cooperação em campos emergentes, como inteligência artificial, economia digital e novas energias, promovam o desenvolvimento integrado das indústrias e mantenham a estabilidade e os fluxos suaves das cadeias industriais e de suprimentos.
A China apoia empresas chinesas mais competentes para investir na Malásia, observou Li, acrescentando que os dois lados devem fazer mais para impulsionar o intercâmbio cultural e interpessoal nas áreas de juventude, educação, cultura e turismo, facilitar o intercâmbio de pessoal e melhorar continuamente a compreensão mútua e a amizade.
A China está disposta a trabalhar com a Malásia e outros países asiáticos para defender a posição central da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) na cooperação regional, promover a integração econômica regional e construir uma Ásia que tenha prosperidade comum e seja pacífica, aberta e inclusiva, disse Li.
Por sua vez, o rei Sultan Ibrahim disse que a Malásia tem uma grande estima e participa ativamente da cooperação do Cinturão e Rota, está otimista com as oportunidades de desenvolvimento trazidas pelo grande mercado da China e espera usar o 50º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre os dois países como uma oportunidade para aumentar o intercâmbio cultural e fortalecer a cooperação bilateral em áreas como economia, comércio, indústria, investimento, alta tecnologia, agricultura e educação.
A Malásia aprecia muito o papel construtivo que a China desempenha nos assuntos internacionais e regionais e está disposta a fazer esforços para promover o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente ASEAN-China. A Malásia também está disposta a fortalecer o diálogo construtivo com a China para tornar o Mar do Sul da China um mar de paz, amizade e cooperação, acrescentou.
(Xinhua/Li Xiang)