Por Tan Jingjing
Los Angeles – Para a estudante americana Samantha, 8 anos, a arte deslumbrante da transformação facial da ópera chinesa não só a levou a um mundo mágico, mas também a inspirou a aprender a cultura e a língua chinesas.
Com apenas um virar de cabeça, um aceno de mão ou até mesmo um piscar de olhos, artistas chineses, usando trajes coloridos, podiam mudar de máscara facial em menos de um segundo, arrancando gritos e aplausos de centenas de estudantes no Centro de Aprendizagem Vaughn Next Century, uma escola pública em Pacoima, sul da Califórnia.
“É muito legal, amo apresentações chinesas. Quero visitar a China”, Samantha, aluna da terceira série no centro de aprendizagem, se impressionou.
A mudança de rosto, conhecida como “Bian Lian” em chinês, uma antiga arte dramática chinesa da Ópera de Sichuan, fez parte das apresentações de uma delegação da Trupe de Canto e Dança de Sichuan aos estudantes no centro de aprendizagem na quarta-feira.
Patrocinada pela Associação de Amizade Ultramarina de Sichuan e pelo Centro de Desenvolvimento da Cultura Chinesa em Los Angeles, as apresentações mostraram drama e dança chineses, artes marciais, arte do chá, Kung Fu, acrobacias, show de marionetes e caligrafia.
“É a primeira vez que vejo apresentações culturais chinesas. Adorei o show de marionetes chinesas. Quero aprender mais sobre a China”, disse à Xinhua, Alexa, aluna da terceira série no centro de aprendizagem.
O local cheio de estudantes se encheu de gritos e aplausos quando os artistas chineses distribuíram presentes de bonecos de panda.
“Os bonecos de panda são muito fofos. Quero muito visitar os novos pandas gigantes no Zoológico de San Diego”, disse à Xnhua, Kiteya, de 8 anos.
O centro de aprendizagem mantém programas de intercâmbio com escolas chinesas desde sua fundação há mais de 30 anos. Ele oferece aulas de chinês para seus estudantes do ensino médio.
“É a primeira vez que temos artistas chineses visitando nosso campus. Quero que nossos estudantes tenham contato com outras culturas, incluindo a chinesa. Quero que eles entendam as diferenças e as semelhanças que temos”, disse à Xinhua, Cinthia Rodriguez, diretora da escola.
“Quero que eles saibam que, embora estejamos a quilômetros de distância, ainda podemos criar laços”, acrescentou ele.
Este ano, o centro de aprendizagem recebeu vários estudantes chineses por uma semana. Alguns alunos do ensino médio do centro de aprendizagem também viajaram para a China por uma semana.
“Nossos alunos ficaram muito animados para conversar com os estudantes chineses que vieram aqui sobre como é a escola na China, o que comem e o que gostam de fazer. No ensino médio, os estudantes que foram para a China disseram que foi uma experiência incrível e que gostaram muito”, disse Rodriguez à Xinhua.
Chamando as relações EUA-China de muito importantes no mundo, Rodriguez espera ver mais intercâmbios interpessoais entre os dois países, para fortalecer o entendimento mútuo e a amizade entre os dois povos, especialmente as gerações mais novas.
Hudd Huddleston, professor de língua chinesa no centro de aprendizagem, disse à Xinhua que ele tem ensinado chinês para estudantes do 9º ao 12º ano, e eles têm muito interesse na língua e cultura chinesas.
O centro de aprendizagem tem parcerias com escolas em Beijing e em Shanghai, e em breve estabelecerá vínculos com escolas na província chinesa de Sichuan, de acordo com Huddleston.
“Esperamos um dia poder visitar a China”, disse Hugo Efrain Flores, pai de um estudante que foi convidado para assistir às apresentações.
“Somos todos amigos e todos iguais”, ele disse à Xinhua.
Los Angeles é a segunda e última parada da turnê da trupe chinesa pelos EUA, que também os levou ao Havaí.
Artista de delegação da Trupe de Artes Cênicas de Sichuan faz show de marionetes no Centro de Aprendizagem Vaughn Next Century em Pacoima, Califórnia, Estados Unidos, no dia 18 de setembro de 2024. Uma delegação da Trupe de Artes Cênicas de Sichuan da China encenou apresentações culturais para estudantes no Centro de Aprendizagem Vaughn Next Century na quarta-feira. (Foto por Zeng Hui/Xinhua)