Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China divulga relatório sobre investigação de incêndio com mortes em prédio

(240124) -- XINYU, Jan. 24, 2024 (Xinhua) -- This photo taken on Jan. 24, 2024 shows the exterior view of the building where a fire broke out in Xinyu City, east China's Jiangxi Province. The death toll from a building fire in the city of Xinyu in east China's Jiangxi Province on Wednesday afternoon has risen to 39, local authorities said. The fire broke out at approximately 3 p.m. from a street shop in the Yushui District of Xinyu, said the local fire response emergency headquarters. (Xinhua/Zhou Mi)

Beijing – Um relatório sobre a investigação de um incêndio que matou 39 pessoas em um prédio comercial e residencial na Província de Jiangxi, no leste da China, em janeiro, foi divulgado no sábado.

   O relatório, que foi recentemente revisado e aprovado por uma reunião executiva do Conselho de Estado, identificou violações de várias partes.

   Ele determinou que o proprietário do prédio havia realizado ilegalmente operações de aluguel no porão do prédio e uma instalação de armazenamento a frio estava em construção ilegalmente quando o incêndio começou.

   O relatório também tornou públicos detalhes de várias outras violações, incluindo grandes defeitos encontrados nas instalações de prevenção a incêndio do edifício, a presença de treinamento educacional ilegal e operações de negócios hoteleiros, além de falha das autoridades locais responsáveis em desempenhar suas funções de supervisão e gerenciamento.

   O incêndio começou em um complexo na cidade de Xinyu, em Jiangxi, em 24 de janeiro, matando 39 pessoas e ferindo outras nove, e causando perdas econômicas diretas avaliadas em quase 44 milhões de yuans (US$ 6 milhões), de acordo com o relatório.

   Dez pessoas suspeitas de grandes responsabilidades no caso foram presas e 55 funcionários públicos locais foram responsabilizados por sua participação no incidente, com a maioria recebendo a severa ação disciplinar de demissão de funções administrativas.

   As autoridades centrais também decidiram emitir advertências intrapartidárias a dois vice-governadores da Província de Jiangxi e a um funcionário de nível provincial.

   A investigação foi aprovada pelo Conselho de Estado e realizada por uma equipe conjunta liderada pelo Ministério de Gerenciamento de Emergências. 

Sair da versão mobile