Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Artigos de pesquisa científica da China superam média global em citações

(240629) -- NANCHANG, June 29, 2024 (Xinhua) -- Researchers work at a microecological preparation lab of the Jiangzhong medicine valley in Nanchang, east China's Jiangxi Province, June 28, 2024. As the core production base of CR Jiangzhong, Jiangzhong medicine valley has been committed to sustainable growth in recent years by retaining original vegetation, reducing energy consumption, recycling liquid and solid wastes, and tapping on renewable energy. (Xinhua/Du Xiaoyi)

Beijing – Os pesquisadores científicos da China alcançaram um novo marco, com seus artigos em periódicos internacionais recebendo citações acima da média global, de acordo com um relatório de um think tank divulgado na sexta-feira.

   Na última década, os artigos internacionais de pesquisadores chineses foram citados em média 16,20 vezes por artigo, superando a média global de 15,76 pela primeira vez, de acordo com o relatório divulgado pelo Instituto de Informação Científica e Técnica da China do Ministério da Ciência e Tecnologia.

   Trabalhos de pesquisa chineses nas áreas de ciência de materiais, tecnologia de engenharia, química, meio ambiente e ecologia, ciência da computação, ciências agrícolas e matemática receberam o maior número de citações em todo o mundo na última década.

   O relatório destacou que, em 2023, mais de 40% das citações a artigos chineses em seu ano de publicação vieram de países e regiões fora da China. A Índia teve o maior número e frequência de citações de artigos chineses, seguida pelos Estados Unidos e pela República da Coreia.

   A China também registrou altas taxas de citação em áreas como ciência dos materiais, química, física e ciências ambientais, observou o relatório.

Sair da versão mobile