Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Exposição de veículos elétricos na Namíbia destaca mudanças climáticas e proteção ambiental

Windhoek – A Exposição de Veículos Elétricos, realizada na capital da Namíbia, Windhoek, na segunda-feira, destacou as mudanças climáticas enquanto a cidade procura reduzir o congestionamento do tráfego e diminuir as emissões de gases de efeito estufa do transporte.

A exposição de um dia reuniu partes interessadas, incluindo concessionárias de automóveis, provedores de soluções de carregamento, formuladores de políticas e consumidores, para discutir o futuro da mobilidade no país. Ela trouxe marcas como Nissan, BMW e Mercedes-Benz.

A rainha Omagano Kamati, prefeita de Windhoek, disse que a exposição faz parte dos esforços para aprimorar o sistema de transporte público e adotar inovações para lidar com as mudanças climáticas.

De acordo com Kamati, o mercado de veículos elétricos da Namíbia está crescendo exponencialmente, alimentado pelo interesse do consumidor, intervenções governamentais e cooperação público-privada.

“Está sendo impulsionado principalmente pelo compromisso da Namíbia em aumentar sua capacidade líquida de absorção de emissões em 13% até 2030, conforme definido na segunda contribuição nacional determinada do país”, disse Kamati.

A Visão 2030, o projeto do país, destaca seu compromisso com veículos elétricos e tecnologia sustentável.

Cedric Limbo, diretor de políticas e regulamentação de transporte do Ministério de Obras e Transportes, observou que, além da Política de Transportes de 2018 do governo da Namíbia, também há esforços para mudar percepções e promover o uso de tecnologia limpa.

“Conforme tentamos diversificar a economia além de sua dependência tradicional de combustíveis fósseis, é determinante alinhar políticas e buscar abordagens inovadoras para garantir que nosso sistema de transporte esteja alinhado com os esforços globais para promover a proteção ambiental”, disse ele.

Enquanto isso, startups locais estão surgindo no setor de veículos elétricos. A Afuture é um dos principais participantes locais especializados em triciclos. Seu cofundador Nicolo Benade disse que encomenda as peças da China e as monta em sua oficina em Windhoek, principalmente para distribuição em todo o país.

Ele registrou um interesse crescente de fazendeiros na Namíbia nos triciclos. “São gastos apenas cinco dólares namibianos (cerca de 28 centavos de dólar americano) em eletricidade e podem rodar 100 quilômetros”, disse ele.

Conrad Roeddern, representante da Electric Vehicles Namibia, uma distribuidora local de veículos elétricos, destacou os benefícios desses veículos.

“Os carros não são necessariamente baratos, mas as pessoas economizam em custos de combustível e manutenção. A oportunidade de longo prazo é a redução das emissões de carbono. A proteção ambiental é o principal ponto de venda”, disse ele.

O mercado não se limita a carros e triciclos elétricos. As bicicletas elétricas também estão aderindo aos desafios de mobilidade e emissão de carbono.

Isreal Ugburo, líder de design mecânico na E-Bikes4Africa, fabricante de bicicletas elétricas em Windhoek, disse que elas trazem mobilidade, principalmente para pessoas que querem trabalhar no setor de entregas.

“Elas reduzem o custo do combustível, promovem energia limpa e, a longo prazo, aumentam a qualidade de vida dos habitantes em termos de geração de renda e saúde”, disse ele.

Sair da versão mobile