Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Operadora da ferrovia SGR e universidade queniana realizam em conjunto celebrações do Festival do Meio do Outono

Nairóbi – A Africa Star Railway Operation Company (Afristar), a operadora da ferrovia Standard Gauge Railway (SGR) do Quênia, e o Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi, a universidade mais antiga do Quênia, realizaram em conjunto celebrações do próximo Festival do Meio do Outono, um dos feriados tradicionais mais importantes da China.

O evento reuniu mais de 200 participantes e apresentou atividades, incluindo música tradicional chinesa, danças, teatro e poesia, bem como a preparação de bolos lunares e competições de quebra-cabeças.

Wang Xinyu, professor do Instituto Confúcio, disse que o evento foi organizado para promover a integração cultural entre os dois países. “Por meio do compartilhamento de festivais culturais, a China e o Quênia aumentarão a compreensão um do outro.”

O Festival do Meio Outono, que ocorre anualmente no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar chinês, será celebrado em 17 de setembro deste ano. É um momento em que as famílias se reúnem, compartilham bolos lunares e observam a lua cheia.

Nelson Asienwa, chefe corporativo e de cultura da Afristar, disse que há uma conscientização crescente entre os quenianos sobre os festivais chineses devido aos laços comerciais e culturais mais profundos entre os dois países.

Asienwa acrescentou que os quenianos realmente gostam de comemorar o Festival do Meio do Outono porque ele se concentra em agradecer pelas colheitas feitas pelos agricultores, o que também é uma prática comum entre as comunidades africanas.

Alexander Mwaniki, aluno do Instituto Confúcio, disse que a comemoração o ajudou a compreender melhor o idioma e a cultura chineses que aprendeu nas aulas.

Joseph Njane, chefe de treinamento da Afristar, que entreteve o público com canções chinesas junto com outros colegas, disse que gosta de músicas do país asiático porque elas são ricas em melodia e transmitem mensagens de harmonia social.

Damaris Mutinda, expedidora de construção da Afristar, disse que há uma crescente popularidade do idioma chinês entre os quenianos porque os investimentos chineses criaram inúmeras oportunidades de emprego para os habitantes locais. 

Estudantes do Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi se apresentam durante uma celebração do Festival do Meio Outono em Nairóbi, Quênia, em 13 de setembro de 2024. A Africa Star Railway Operation Company (Afristar), operadora da ferrovia Standard Gauge Railway (SGR) do Quênia, e o Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi, a universidade mais antiga do Quênia, realizaram em conjunto celebrações do próximo Festival do Meio do Outono, um dos feriados tradicionais mais importantes da China. (Xinhua/Li Yahui)

Sair da versão mobile