Rio de Janeiro – Analistas do mercado financeiro do Brasil elevaram as previsões de inflação e de crescimento econômico para este ano, segundo a pesquisa Focus realizada entre as principais instituições financeiras e divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central.
Foi a nona semana consecutiva em que os analistas consultados pelo Banco Central elevaram as perspectivas para a inflação.
Segundo o boletim, a expectativa para o índice de inflação este ano passou de 4,30% para 4,35%, e foi mantida em 3,92% para 2025, em ambos os casos dentro da margem da meta oficial, que é de 3% com 1,5 ponto percentual de tolerância para cima ou para baixo.
O Boletim também elevou a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, de 2,68% para 2,96%
As perspectivas do mercado financeiro aumentaram após a divulgação de que o PIB do Brasil no segundo trimestre cresceu 1,4%, acima das expectativas dos economistas.
Por outro lado, para 2025 o mercado manteve a expectativa de crescimento econômico em 1,9%.
O relatório semanal indica ainda que o mercado financeiro espera que na próxima quarta-feira o Banco Central aumente a taxa de juros básica Selic, dos atuais 10,5% para 10,75% ao ano.
A previsão de cotação do dólar está em R$ 5,40 para o fim deste ano. No fim de 2025, a previsão é que a moeda norte-americana fique em R$ 5,35.