Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Empresas líderes compartilham percepção de desenvolvimento na conferência de propriedade intelectual

(240910) -- SHENZHEN, Sept. 10, 2024 (Xinhua) -- Huawei unveils the world's first commercial tri-fold smartphone, the Mate XT, in Shenzhen, south China's Guangdong Province, Sept. 10, 2024. China's technology giant Huawei unveiled the world's first commercial tri-fold smartphone, the Mate XT, during a new products release event here Tuesday. A new edition of Aito M9 and newly released Luxeed R7, both powered by Huawei's Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA), were also released during the event. (Xinhua/Liang Xu)

Beijing – Empresas líderes compartilharam suas experiências de investimento em propriedade intelectual (PI) para promover o desenvolvimento inovador durante a 13ª Conferência Anual de Propriedade Intelectual da China, concluída no sábado em Beijing.

   Fan Zhiyong, vice-presidente da gigante chinesa de telecomunicações Huawei, disse que a empresa tem mais de 140.000 patentes concedidas em todo o mundo devido à sua dedicação à pesquisa e desenvolvimento.

   Em 2023, a Huawei investiu aproximadamente 23,4% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento (P&D), o que equivale a 164,7 bilhões de yuans (US$ 22,9 bilhões); e na última década, a empresa acumulou mais de 1 trilhão de yuans em gastos com P&D, disse Fan.

   Além de fazer investimentos, Fan disse que a Huawei também deu grande ênfase à qualidade das patentes. Uma das abordagens da empresa é estabelecer painéis compostos por juízes aposentados, pessoal de P&D e especialistas em PI para avaliar a qualidade das patentes antes de submeter os pedidos.

   Semelhante à Huawei, a Beijing NAURA Microelectronics Equipment Co., Ltd., fabricante líder de equipamentos semicondutores, também manteve uma intensidade de P&D de mais de 20% ao ano. Acumulou aproximadamente 8.500 pedidos de patentes desde sua criação em 2004. De acordo com a vice-presidente de conformidade da empresa, Song Qiaoli, embora essa quantidade possa não ser considerada substancial para uma empresa de tecnologia com 20 anos de história, o foco da empresa sempre foi priorizar a qualidade em detrimento da quantidade.

   O fabricante de baterias CATL é uma empresa líder que fez investimentos substanciais em inovação de baterias de eletricidade. De acordo com o diretor de PI da empresa, Sun Mingyan, a CATL reconheceu o papel crucial da PI em garantir uma remuneração justa para os inovadores e evitar a degradação do mercado causada pela concorrência de preços baixos.

   O sucesso da CATL está de fato surfando na onda dessa indústria próspera. A China alcançou uma taxa média de crescimento anual de 20,8% nos pedidos de patentes de baterias de estado sólido nos últimos cinco anos, ocupando o primeiro lugar em todo o mundo.

   A propriedade intelectual também é fundamental para a globalização da indústria automobilística da China, disse Zheng Changjiang, gerente-geral da Chongqing Changan Automobile Co., Ltd. Com foco em veículos inteligentes, a principal montadora chinesa disse que investirá US$ 10 bilhões em mercados estrangeiros até 2030.

   Zheng pediu uma orientação nacional aprimorada sobre disputas de PI no exterior, especialmente em setores emergentes como veículos inteligentes. O empresário sugeriu estabelecer mecanismos de apoio e aumentar recursos de revisão de patentes para as empresas fortalecerem a proteção da PI.

   A China tomou medidas para ajudar as empresas nacionais a resolver disputas de PI no exterior. A Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China, o principal regulador de PI do país, intensificou os esforços de treinamento e orientação especializada para empresas chinesas na salvaguarda de seus direitos de PI no exterior.

   Outras medidas incluíram a divulgação de relatórios de monitoramento para ajudar as empresas a se manterem cientes dos riscos relevantes e o estabelecimento de plataformas de serviços de informação para oferecer às empresas diretrizes abrangentes sobre proteção de PI nos principais países.

Pessoas visitam o estande da CATL na Automechanika em Frankfurt, Alemanha, em 11 de setembro de 2024. (Xinhua/Zhang Fan)
Sair da versão mobile