Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Observatório Econômico: Feira de comércio de serviços na China oferece oportunidades para empresas globais

(240912) -- BEIJING, Sept. 12, 2024 (Xinhua) -- People visit the booth of Tesla during the 2024 China International Fair for Trade in Services (CIFTIS) at the China National Convention Center in Beijing, capital of China, Sept. 12, 2024. Themed "Global Services, Shared Prosperity," the 2024 CIFTIS opened at the China National Convention Center and the Shougang Park in Beijing on Thursday. (Xinhua/Wu Wei)

Beijing – De olho no enorme mercado da China, as empresas globais estão participando de uma grande feira de serviços em Beijing para explorar oportunidades de negócios na segunda maior economia do mundo.

   Mais de 450 empresas da Fortune 500 líderes em seus respectivos setores, bem como 85 países e organizações internacionais, estão representados na Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) 2024. Com o tema “Serviços Globais, Prosperidade Compartilhada”, o evento de cinco dias foi aberto em Beijing na quinta-feira.

   Jack Chan, presidente da EY China, disse que a CIFTIS reúne empresas de todo o mundo para compartilhar as oportunidades decorrentes da abertura e desenvolvimento do comércio de serviços da China, enquanto a CIFTIS também ajuda as empresas a construir um grande círculo de amigos para uma cooperação ganha-ganha.

   A abertura de alta qualidade do setor de serviços da China oferece um espaço de mercado mais amplo e oportunidades de desenvolvimento para as empresas globais de comércio de serviços, disse Chan.

   Jacky Zou, presidente eleito da KPMG China, tem um ponto de vista semelhante, dizendo que a modernização chinesa oferece novas oportunidades para o desenvolvimento global.

   A porta da China está se abrindo mais, e a KPMG espera aproveitar a feira de serviços e seus próprios serviços profissionais e redes internacionais para ajudar melhor as empresas estrangeiras a se expandirem no mercado chinês e ajudar as empresas chinesas a se tornarem globais, disse Zou.

   O comércio de serviços da China teve um crescimento constante nos últimos anos, tornando-se um importante motor de crescimento para seu comércio exterior. As importações e exportações de serviços do país cresceram 14,7% ano a ano, para 4,2 trilhões de yuans (US$ 590 bilhões) no período de janeiro a julho de 2024, mostraram dados oficiais.

   A China, que tem um mercado interno muito grande, está expandindo suas importações de serviços de qualidade, proporcionando ao mundo novas oportunidades de desenvolvimento, ao mesmo tempo que incentiva as exportações de serviços intensivos em conhecimento para oferecer ao mundo os frutos de seu desenvolvimento de alta qualidade, disse Wang Dongtang, funcionário do Ministério do Comércio.

   A gigante global de alimentos Nestlé está participando da feira pela segunda vez e trouxe mais de 10 tipos de produtos em três categorias – café, água potável e nutrição para bebês.

   “Como uma empresa de alimentos e bebidas de renome mundial com uma história de 158 anos, a Nestlé sempre confia no mercado chinês”, disse David Zhang, CEO da Nestlé para a Grande China.

   A Nestlé espera aproveitar esta feira para fortalecer ainda mais a cooperação e os intercâmbios para melhor atender às demandas dos consumidores e clientes chineses, fornecendo-lhes produtos e serviços mais inovadores, acrescentou Zhang.

   A empresa alemã de tecnologia médica Siemens Healthineers é uma recém-chegada ao evento e trouxe vários dos produtos médicos líderes do mundo para a feira.

   A feira é uma importante plataforma global para o intercâmbio de inovações e tecnologias médicas, oferecendo vastas oportunidades para explorar parcerias, disse Lena Wang, vice-presidente da Siemens Healthineers China.

   A Medtronic, uma das maiores empresas de dispositivos médicos do mundo, também participa pela primeira vez, apresentando mais de 60 produtos e soluções para a feira.

   Exposições de nível nacional como a CIFTIS e a Exposição Internacional de Importação da China oferecem às multinacionais oportunidades valiosas de intercâmbio e cooperação, disse Alex Gu, presidente da Medtronic Greater China.

   Diante da enorme população e das necessidades médicas não atendidas da China e a ênfase do governo chinês na saúde das pessoas, o mercado chinês tem um grande potencial, observou Gu.

   A Medtronic sempre foi otimista em relação ao mercado chinês e espera fortalecer ainda mais seu layout de cadeia do valor local no futuro, fornecendo assim melhores serviços médicos aos médicos e pacientes chineses, acrescentou Gu.

Sair da versão mobile