Jiuquan – O foguete reutilizável de testes Zhuque-3, desenvolvido de forma independente pela China, concluiu com sucesso um teste de voo de decolagem e aterrissagem vertical de 10 quilômetros no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, nesta quarta-feira.
Esse é um avanço significativo no setor espacial comercial do país, marcando uma etapa crucial para a realização de lançamentos espaciais de alta capacidade, baixo custo, alta frequência e reutilizáveis no futuro, de acordo com a desenvolvedora do foguete, a LandSpace, uma empresa chinesa privada de foguetes.
O procedimento de teste incluiu subida, desligamento do motor, planeio desligado, reinício do motor em voo e pouso suave, com todos os indicadores de desempenho atendendo às especificações de projeto esperadas.
O foguete de teste é um veículo de estágio único de oxigênio líquido e metano, com um diâmetro de 3,35 metros e um comprimento de 18,3 metros que utiliza a mesma estrutura de aço inoxidável de alta resistência do foguete Zhuque-3.
Os testes de voo de decolagem e aterrissagem vertical, incluindo o primeiro em janeiro, verificaram com sucesso várias tecnologias importantes para foguetes reutilizáveis, estabelecendo a base para o futuro voo inaugural e recuperação do foguete Zhuque-3, de acordo com a LandSpace.