Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu esforços para fazer um progresso sólido em direção ao objetivo estratégico de transformar a China em um país líder em educação.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações em uma reunião nacional sobre educação realizada em Beijing de segunda a terça-feira.
A terça-feira marcou o 40º Dia dos Professores na China. Em nome do Comitê Central do PCCh, Xi enviou saudações aos professores e a outras pessoas que trabalham no setor de educação em todo o país.
Xi disse que foi decidido acelerar o esforço para modernizar a educação após o 18º Congresso Nacional do PCCh em 2012 e que foi estabelecida a meta de transformar a China em um país líder em educação até 2035.
Essa meta reforçará os esforços da China para construir um grande país e promover a revitalização nacional em todas as frentes por meio da modernização chinesa, acrescentou.
Xi descreveu a construção de um país líder em educação como um esforço complexo e sistemático, que exige o foco na tarefa fundamental da educação de promover a virtude.
Xi enfatizou a necessidade de aumentar a capacidade de inovação no desenvolvimento do setor educacional e promover o desenvolvimento de disciplinas básicas e emergentes e disciplinas interdisciplinares, bem como o cultivo de talentos de primeira linha.
Ele também pediu o fortalecimento da colaboração entre universidades e empresas na pesquisa científica.
Xi ressaltou a importância de melhorar a inclusão, a acessibilidade e a conveniência da educação como um serviço público.
Ele enfatizou a necessidade de desenvolver uma educação compulsória equilibrada e de alta qualidade e reduzir as lacunas entre áreas urbanas e rurais, regiões, escolas e grupos sociais.
Xi pediu esforços contínuos para impulsionar a iniciativa de digitalização da educação nacional para ampliar o acesso a recursos educacionais de qualidade.
Ele pediu o cultivo de uma força de trabalho docente de alto calibre, enfatizando a necessidade de elevar o status, a remuneração e o bem-estar dos professores para tornar o magistério uma das profissões mais respeitadas.
Xi também enfatizou a importância de abrir ainda mais o setor educacional da China para o mundo, incluindo a expansão de intercâmbios acadêmicos internacionais e a ampliação da cooperação em educação e pesquisa científica.
A reunião foi presidida por Li Qiang e contou com a presença de Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi e Li Xi. Ding Xuexiang fez as observações finais.
Antes da reunião, Xi e outros líderes se encontraram com representantes que participaram de uma cerimônia de premiação em homenagem a professores exemplares e grupos e instituições de destaque no setor educacional.