Ulan Bator – A China está disposta a aprofundar os laços bilaterais e expandir a cooperação com a Mongólia, disse o vice-presidente chinês, Han Zheng, no sábado.
Durante sua visita de três dias, de sexta-feira a domingo, Han se reuniu separadamente com o primeiro-ministro da Mongólia, Luvsannamsrai Oyun-Erdene, o presidente Ukhnaa Khurelsukh e o presidente do Parlamento, Dashzegve Amarbayasgalan.
Ao se reunir com Oyun-Erdene, Han disse que a China e a Mongólia continuarão a consolidar a confiança política, expandir a cooperação mutuamente benéfica e promover o entendimento mútuo entre as pessoas.
Han pediu cooperação em energia, conectividade e construção de infraestruturas, bem como consulta e coordenação em assuntos internacionais e regionais entre os dois países. A China saúda a designação da Mongólia para 2023-2025 como “Anos para Visitar a Mongólia” e está pronta para fortalecer os intercâmbios com os jovens, estudantes e meios de comunicação da Mongólia.
O vice-presidente chinês também expressou a esperança de aprofundar a cooperação entre China, Mongólia e Rússia, pedindo a aceleração da construção do Corredor Econômico China-Mongólia-Rússia.
Por sua vez, Oyun-Erdene disse que este ano marca o 75º aniversário dos laços diplomáticos entre a Mongólia e a China, o 30º aniversário da revisão do Tratado de Amizade e Cooperação entre a Mongólia e a China e o 10º aniversário do estabelecimento de sua parceria estratégica abrangente, dizendo que a Mongólia está disposta a trabalhar com a China para impulsionar as relações bilaterais em uma nova era no espírito de respeito mútuo, coexistência pacífica e desenvolvimento comum.
Durante sua reunião com Khurelsukh, Han enfatizou que a China e a Mongólia são bons vizinhos, bons amigos e bons parceiros. A China sempre colocou suas relações com a Mongólia em uma posição importante em sua diplomacia de vizinhança, disse Han, acrescentando que os dois lados se apoiaram firmemente em questões relativas aos interesses centrais e principais preocupações de cada um.
Ele expressou a esperança de que os dois lados tomem como guia a construção de uma comunidade China-Mongólia com um futuro compartilhado e impulsionem os laços bilaterais a um nível mais alto.
Khurelsukh disse que a Mongólia atribui grande importância ao desenvolvimento da parceria estratégica abrangente com a China, adere firmemente à política de Uma Só China e está disposta a trabalhar com a China para construir uma comunidade Mongólia-China com um futuro compartilhado para beneficiar os povos dos dois países e da região.
Na reunião com Amarbayasgalan, o vice-presidente chinês disse que a China aprecia que a Mongólia considere o desenvolvimento de relações amistosas e cooperativas com a China como uma prioridade fundamental em sua política externa, apoia as legislaturas e os partidos políticos dos dois países no fortalecimento dos intercâmbios e da cooperação, e espera que o Grande Hural do Estado da Mongólia continue a desempenhar um papel importante na promoção do desenvolvimento estável e de longo prazo das relações China-Mongólia.
Amarbayasgalan disse que é escolha estratégica e consenso da Mongólia manter e fortalecer relações amistosas e cooperativas de benefício mútuo com a China. O Grande Hural do Estado da Mongólia e todos os partidos políticos esperam expandir ainda mais os intercâmbios e a cooperação com a China, aprender uns com os outros e ajudar a expandir e aprofundar a cooperação.