Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Província chinesa reforçará indústria de robôs humanóides

(231124) -- HANGZHOU, Nov. 24, 2023 (Xinhua) -- A humanoid robot is pictured at the second Global Digital Trade Expo in Hangzhou, east China's Zhejiang Province, Nov. 23, 2023. The second Global Digital Trade Expo kicked off in Hangzhou on Thursday. The expo, themed "Digital Trade, Global Access," has attracted 68 international organizations and business associations, as well as over 800 enterprises. (Xinhua/Xu Yu)

Hangzhou – Autoridades da Província de Zhejiang, no leste da China, emitiram um plano de implementação para impulsionar o desenvolvimento da indústria de robôs humanóides na província que é uma potência econômica.

   O plano, previsto para o período de 2024 a 2027 e publicado na quarta-feira no site oficial do Departamento de Economia e Tecnologia da Informação de Zhejiang, afirmou que a província apoiará sua capital, Hangzhou, na realização de avanços na tecnologia de inteligência incorporada, em termos de sistemas de inteligência de robôs humanóides, incluindo seus “cérebros” e “cerebelo”.

   De acordo com o plano emitido pelo escritório do grupo líder para o desenvolvimento de alta qualidade da indústria manufatureira em Zhejiang, as empresas de grandes modelos de linguagem serão incentivadas a desenvolver modelos multimodais universais compatíveis com robôs humanóides. Isso acelerará o treinamento de “cérebros” e fortalecerá habilidades como interação de voz, raciocínio lógico e planejamento de tarefas.

   Além disso, as empresas de robôs humanóides serão incentivadas a desenvolver modelos especializados para controle de movimento e coordenação de equilíbrio para aumentar a proficiência das funções do “cerebelo”.

   Também serão feitos esforços para promover a integração inovadora de robôs com tecnologias de ponta, como inteligência inspirada no cérebro, e otimizar o desenvolvimento de poder de computação inteligente, entre outros objetivos.

   Além disso, de acordo com o plano, a província acelerará o processo entre o laboratório e a fábrica e cultivará um cluster de empresas no setor de robôs humanóides.

Sair da versão mobile