Shanghai – Shanghai, centro financeiro da China, viu seu comércio exterior com os países africanos crescer 9,4% ano a ano, para 218,53 bilhões de yuans (US$ 30,73 bilhões) nos primeiros sete meses de 2024, mostraram dados oficiais divulgados nesta terça-feira.
Esse volume de comércio representou 18,4% do comércio total China-África durante o período de janeiro a julho, de acordo com a Alfândega de Shanghai.
Durante este período, o valor dos produtos agrícolas importados a partir da África através dos portos de Shanghai atingiu 5,43 bilhões de yuans, um aumento anual de 18%.
Os produtos agrícolas especializados africanos tornaram-se um aspecto fundamental da cooperação econômica e comercial China-África. Por exemplo, mais de 6 mil toneladas de gergelim de países africanos, incluindo Tanzânia, Níger e Burkina Fasso, foram movimentadas no porto de Wusong, em Shanghai, nos primeiros sete meses.
As exportações de produtos mecânicos e elétricos de Shanghai para a África totalizaram 68,39 bilhões de yuans, representando 57,4% do total das exportações da cidade para a África durante o período.
A China continua sendo o maior parceiro comercial da África há 15 anos consecutivos, com o comércio bilateral subindo 5,5% ano a ano, para 1,19 trilhão de yuans de janeiro a julho, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas.