Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e África testemunham rápido crescimento comercial

(240805) -- CHANGSHA, Aug. 5, 2024 (Xinhua) -- Commodities from Africa are displayed at the China-Africa Economic and Trade Headquarters Building in Changsha, central China's Hunan Province, July 22, 2024. (Xinhua/Chen Zhenhai)

Beijing – A China continuamente aprofunda a cooperação comercial com os países africanos nos últimos anos, com um rápido aumento na escala de importações e exportações, mostraram dados das autoridades alfandegárias divulgados nesta segunda-feira.

   De 2000 a 2023, a escala comercial entre a China e a África expandiu-se de menos de 100 bilhões de yuans (US$ 14,08 bilhões) para 1,98 trilhão de yuans, com uma taxa de crescimento anual média de 17,2%, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas (AGA).

   Durante o período de janeiro a julho deste ano, o comércio China-África aumentou 5,5% ano a ano, para 1,19 trilhão de yuans, atingindo uma alta histórica para o mesmo período, segundo a entidade.

   As exportações de navios, automóveis e unidades de turbinas eólicas da China para a África aumentaram 44,8%, 35,8% e 253,1% ano a ano, respectivamente, durante o período.

   Ao mesmo tempo, as importações chinesas de gergelim, tabaco curado em estufas e nozes de macadâmia da África cresceram 38,8%, 32,7% e 106,2%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado.

   A China há muito se compromete a aprofundar a cooperação econômica e comercial com a África, e os laços industriais entre a China e a África se tornaram cada vez mais próximos, disse Lyu Daliang, funcionário da AGA.

Sair da versão mobile