Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Comunidade empresarial dos EUA é otimista com o mercado chinês

(231108) -- SHANGHAI, Nov. 8, 2023 (Xinhua) -- This photo shows the Pfizer booth at the 6th China International Import Expo (CIIE) in east China's Shanghai, Nov. 8, 2023. The 6th China International Import Expo (CIIE), which has attracted over 3,400 exhibitors globally, showcases China's new development paradigm and builds a broad platform for global business to gain more opportunities in the world's most promising market. (Xinhua/Li Mengjiao)

Beijing – Membros da comunidade empresarial dos EUA expressaram recentemente otimismo sobre as perspectivas de desenvolvimento do mercado chinês, antecipando relações bilaterais estáveis e melhoradas, de acordo com o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, em inglês) na sexta-feira.

   A convite da Câmara de Comércio dos EUA e do Conselho Empresarial EUA-China (USCBC), uma delegação empresarial chinesa liderada por Ren Hongbin, chefe do CCPIT, visitou os Estados Unidos de 27 de julho a 1º de agosto, disse a porta-voz do CCPIT, Wang Linjie, em uma coletiva de imprensa.

   Durante a visita, a delegação trocou opiniões com funcionários do Departamento de Comércio dos EUA e do governo do Estado de Maryland, bem como executivos de quase 30 empresas sediadas nos EUA, incluindo Pfizer, Starbucks e Walmart, disse Wang.

   “O número e o nível de empresas financiadas pelos EUA que participam dos intercâmbios foram sem precedentes”, observou ela, acrescentando que os membros da comunidade empresarial dos EUA expressaram a esperança de que as comunidades empresariais dos dois países se reúnam com mais frequência, comuniquem-se com mais frequência e cooperem mais amplamente.

   Não importa como a situação internacional mude, as comunidades empresariais da China e dos Estados Unidos sempre foram importantes mantenedoras e contribuintes para o relacionamento bilateral, disse Wang.

   Ela observou que o CCPIT está disposto a trabalhar com a Câmara de Comércio dos EUA, a USCBC e outras organizações e empresas homólogas dos EUA para continuar aprofundando a cooperação e se tornar uma força estabilizadora no desenvolvimento das relações China-EUA.

   O CCPIT registrou um total de 952 preocupações de empresas e instituições dos EUA, promovendo resoluções ou respostas efetivas a 730 desses itens até o momento. Também forneceu às empresas dos EUA serviços completos, de cadeia completa e personalizados em áreas como propriedade intelectual e serviços jurídicos comerciais.

   Em seguida, a organização trabalhará com as autoridades relevantes para continuar abordando as preocupações legítimas das empresas estrangeiras, otimizando o ambiente de negócios da China e melhorando os serviços para empresas estrangeiras.

   Continuará expandindo a cobertura do Programa de Matchmaking Comercial EUA-China, um mecanismo de promoção comercial iniciado pelo CCPIT e pelo Departamento de Comércio dos EUA, para promover efetivamente o intercâmbio industrial e a cooperação entre os dois países.

   A porta-voz também disse que o mercado de consumo dos EUA tem grande potencial e continua a ser extremamente atraente para as empresas de comércio exterior da China, observando que milhares de marcas chinesas — da indústria de vestuário ao setor de autopeças — participarão de feiras nos EUA nos próximos meses.

   “Há um vasto espaço e um enorme potencial na cooperação empresarial China-EUA, não apenas em campos bilaterais, mas também em áreas multilaterais”, disse ela. Durante a terceira reunião do Conselho Consultivo Empresarial da APEC deste ano, o CCPIT e os representantes empresariais dos EUA promoveram uma proposta conjunta China-EUA relacionada aos princípios de cooperação da cadeia de suprimentos da Ásia-Pacífico, acrescentou.

   A proposta abrange os apelos específicos da comunidade empresarial da Ásia-Pacífico contra “dissociação e quebra da cadeia”, incluindo demandas por cooperação aberta e práticas de cadeia de suprimentos não discriminatórias, demandas para que as políticas da cadeia de suprimentos cumpram as regras da OMC e demandas para evitar distorções de comércio e investimento, de acordo com o CCPIT.

Sair da versão mobile