Guangzhou – O valor de importação e exportação das mercadorias que passam pelo porto de Zhuhai da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau ultrapassou 900 bilhões de yuans (US$ 126,3 bilhões), indicando que o mega projeto de transporte está se tornando um importante canal de comércio exterior para a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, informou a alfândega local.
O volume total de comércio, desde sua abertura em outubro de 2018 até julho de 2024, atingiu 902,19 bilhões de yuans, com o porto enviando e recebendo mercadorias para e de todas as 31 regiões provinciais na parte continental chinesa.
De acordo com as estatísticas alfandegárias, levou dois anos para que o porto de Zhuhai acumulasse os primeiros 100 bilhões de yuans de valor comercial e outros sete meses para atingir 200 bilhões de yuans. Os 100 bilhões de yuans mais recentes do porto levaram apenas cinco meses para serem alcançados.
A ponte se tornou um canal rápido para a importação e exportação de mercadorias de alto valor, produtos frescos para Hong Kong e Macau e pacotes de comércio eletrônico transfronteiriço. Ela também se tornou um centro de logística abrangente que impulsiona a rápida integração e o desenvolvimento da logística, do fluxo de capital e do fluxo de informações entre a parte continental e Hong Kong e Macau, segundo a alfândega.