Hefei – Dong Yunhu, ex-legislador sênior de Shanghai, foi condenado, na quarta-feira, à prisão perpétua por receber subornos.
Dong, ex-secretário do grupo de liderança do Partido do comitê permanente da Assembleia Popular de Shanghai e ex-presidente do comitê, também foi privado de seus direitos políticos por toda a vida. Sua propriedade pessoal será confiscada e seus ganhos ilegais com subornos serão recuperados e entregues ao tesouro do Estado, de acordo com a sentença do Tribunal Popular Intermediário de Hefei, Província de Anhui.
O tribunal concluiu que Dong tirou vantagem indevida de seus vários cargos para prestar assistência a inúmeras organizações e indivíduos em questões como financiamento e empréstimos, transferências de terras, operações comerciais e arranjos de pessoal. Em troca, ele aceitou ilegalmente dinheiro e objetos no valor de mais de 148 milhões de yuans (US$ 20,8 milhões).
O tribunal também observou que Dong cooperou com a investigação e com a devolução dos ganhos ilegais, que foram recuperados na íntegra. Esses fatos foram levados em consideração ao proferir a sentença.