Túnis – Bizerte, uma cidade tunisiana localizada no Mar Mediterrâneo, é famosa por sua praia longa e plana que atrai muitos turistas a cada verão. No entanto, a população local lembra aos turistas que uma ponte pode “afetar seu humor”.
A ponte é a única que atravessa o Canal de Bizerte, que divide a cidade de Bizerte em duas partes. Construída em 1980, a ponte basculante precisa ser fechada para o tráfego rodoviário regularmente todos os dias, pois é necessário elevar o convés da ponte para dar passagem aos navios que navegam no canal.
Durante a alta temporada de turismo, os veículos que querem atravessar a ponte precisam fazer longas filas. Para economizar tempo, muitos moradores locais precisam fazer um desvio de 60 km para chegar ao outro lado do canal. Os habitantes locais esperavam ansiosamente por uma nova ponte para aliviar suas dificuldades diárias de tráfego.
O sonho de longa data finalmente se tornou realidade em março, quando o Sichuan Road and Bridge Group (SRBG) da China assinou um contrato com o Ministério de Equipamentos e Habitação da Tunísia para a construção de uma nova ponte em Bizerte.
Os moradores de Bizerte verão uma nova ponte em 38 meses, disse à Xinhua a ministra de Equipamentos e Habitação, Sarra Zaafrani Zanzri, após a cerimônia de assinatura, observando que a Tunísia escolheu a empresa chinesa devido à sua excelente experiência e tecnologia, já que ela construiu muitas pontes grandes em países como Noruega, Turquia e Egito.
Agora, a nova ponte em Bizerte está sendo construída conforme programado. Chen Junfeng, vice-gerente geral da empresa tunisiana SRBG, disse à Xinhua que a nova ponte foi projetada para ter 56 metros de altura, e o vão máximo entre os dois píeres na água é de quase 300 metros.
A nova ponte será a maior da Tunísia e permitirá que os navios passem pelo canal com facilidade, sem levantar o convés com frequência, como acontece com a ponte antiga, disse Chen.
Os funcionários do SRBG da China foram recebidos calorosamente pela população local. Eles serviram frutas e sobremesas aos engenheiros chineses quando eles estavam inspecionando o terreno ao redor da área do projeto. E quando os funcionários chineses, vestindo coletes amarelos de construção, caminhavam pela rua, os habitantes locais os cumprimentavam com o polegar para cima, disse Chen.
Engenheiros do Sichuan Road and Bridge Group da China e engenheiros tunisianos locais verificam amostras de pesquisa geológica perto do Canal de Bizerte, no norte da Tunísia, em 12 de agosto de 2024. (Foto por Adel Ezzine/Xinhua)
Hermann Rosario Sakponou, um engenheiro do Benin, está trabalhando no projeto da nova ponte de Bizerte há meio ano.
Sakponou está muito orgulhoso de participar do projeto, expressando confiança de que a tecnologia e a qualidade de construção chinesas podem fazer dessa ponte um marco na Tunísia, bem como no norte da África.
Sakponou, que já estudou na Universidade Jiaotong do Sudoeste da China, disse que está feliz em usar o conhecimento de engenharia que aprendeu na China para a construção de infraestrutura na África.
Em agosto na Tunísia, com a temperatura externa chegando a mais de 40 graus Celsius, Chokri Maatoug, um engenheiro estrutural civil tunisiano de 55 anos, trabalhou junto com jovens engenheiros chineses, examinando e analisando a estrutura do solo amostrada pela perfuratriz todos os dias.
Maatoug disse que entendia a importância do projeto da nova ponte para os tunisianos e, por isso, estava feliz em trabalhar para ele, não importava o quão difícil fosse.
Ele acredita que a rica experiência das empresas chinesas na construção de grandes projetos de infraestrutura garantirá o bom andamento do projeto.
“O que me impressionou ainda mais foi a dedicação demonstrada pelos funcionários chineses e o orgulho que eles demonstraram por serem líderes globais no setor de engenharia”, acrescentou.
O desenho do projeto da ponte é muito bonito, disse Maatoug, observando que, além de aliviar a pressão do tráfego na área, essa bela ponte se tornará uma famosa atração turística, o que trará uma nova fonte de renda para a área.
Laamar, proprietário de uma cafeteria em Bizerte, disse que os moradores locais estão falando de um plano para construir uma nova ponte desde 2013. Agora eles estão se sentindo aliviados quando viram que a empresa chinesa está aqui iniciando o projeto da nova ponte.
O gerente chinês Chen disse que o SRBG está confiante de que essa ponte contribuirá muito para o bem-estar do povo tunisiano quando for concluída.