O dia 15 de agosto de 2024 é o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente brasileiro, Lula, trocaram mensagens de congratulações. Os ministros das Relações Exteriores dos dois países publicaram artigos no jornal um do outro para comemorar juntos.
A embaixada da China no Brasil, os consulados chineses em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife realizaram uma variedade de apresentações culturais e celebrações para comemorar esse momento.
O Itamaraty realizou no dia 15 de agosto o seminário intitulado “Cinquenta Anos de Amizade e Cooperação rumo ao Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”.
Durante o seminário, o Itamaraty também realizou a cerimônia de lançamento do livro “Brasil e China: 50 anos de relações diplomáticas” e a cerimônia de abertura da exposição “Brasil-China: 50 anos”
No mesmo dia, Dia Nacional da Imigração Chinesa e os 50 anos das relações entre o Brasil e a China foram comemorados em uma sessão solene do Congresso Nacional, no Plenário da Câmara dos Deputados. A celebração conta, também, com uma exposição que relembra os laços entre os dois países.
No encontro também foi realizada a cerimônia de lançamento das medalhas comemorativas e dos selos comemorativos dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
A embaixada da China no Brasil realizou uma grande recepção da celebração na noite do dia 15. Na recepção, artistas chineses apresentaram danças étnicas, artes folclóricas tradicionais, apresentações de música folclórica e outros programas repletos de charme cultural chinês.
Durante a recepção também foi estreada uma coleção de antologias comemorativas dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, e foi exibida uma série de vídeos promocionais como “50 Anos de Amizade China-Brasil”.
Na noite do dia 15, muitas cidades brasileiras realizaram shows de luzes para comemorar esse meio século de amizade entre os dois países e abençoar conjuntamente um futuro mais brilhante para as relações China e Brasil.