Lhasa – Cerca de 12 mil talentos em 10 grupos foram para a Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, desde que um programa de assistência de emparelhamento foi iniciado há 30 anos, declarou nesta quinta-feira o governo regional.
Nas últimas três décadas, o número de talentos selecionados para ajudar no desenvolvimento de Xizang aumentou de forma constante, de 622 no primeiro grupo para 2.117 no décimo lote, disse Song Liqiang, vice-chefe do departamento de organização do comitê regional do Partido, e um talento ele próprio.
A composição desses grupos de talentos, consistindo em profissionais, técnicos, funcionários governamentais e gerentes de empresas, tornou-se mais otimizada ao longo dos anos em termos de gênero, formação acadêmica, idade e estrutura profissional, de acordo com Song.
Em 1994, o governo central tomou a decisão estratégica de reunir apoio nacional para Xizang. Sob a política de assistência de emparelhamento para a região, alguns órgãos estatais centrais, regiões de nível provincial e empresas estatais administradas pelo governo central foram designados para prestar assistência em áreas específicas de Xizang, injetando um forte impulso no desenvolvimento da região do planalto.