Beijing – A China continua sendo o maior mercado mundial de robôs industriais pelo 11º ano consecutivo, disse uma autoridade do Ministério da Indústria e Informatização na quinta-feira na atual Conferência Mundial de Robôs 2024 em Beijing.
Os dados mostram que, em 2023, a produção de robôs industriais da China atingiu 430 mil conjuntos, enquanto as instalações de robôs recém-adicionadas do país representaram mais da metade do mercado global nos últimos três anos, disse Xin Guobin, vice-ministro da pasta.
Após uma década de rápido desenvolvimento, a China se tornou um forte promotor do crescimento da indústria global de robôs, acrescentou Xin.
Xin disse que, ao longo dos anos, a indústria de robôs da China fez grandes progressos em inovação e desenvolvimento, e novos avanços foram alcançados na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de percepção biônica, cognição, planejamento e controle.
Em julho de 2024, a China tinha mais de 190 mil patentes válidas relacionadas a robôs, representando cerca de dois terços do total global.
De acordo com Xin, a China está aprofundando a implementação da iniciativa “Robô mais Aplicação”, promovendo a integração de robôs em vários setores. Durante os últimos 10 anos, o número de robôs por 10 mil trabalhadores no setor manufatureiro da China aumentou de 49 para 470.
A conferência de cinco dias em Beijing começou na quarta-feira, com a participação de 169 empresas de todo o mundo, incluindo grandes players globais como Tesla e Siasun. As empresas participantes estão apresentando mais de 600 unidades de robôs, 60 das quais foram exibidas pela primeira vez.