Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Destaque: Tratamentos de MTC ganham reconhecimento na Alemanha por sua eficácia e menos efeitos colaterais

Berlim – Na pitoresca cidade de Bad Koetzting, no sudeste da Alemanha, fica o Hospital Koetzting da Universidade de Medicina Chinesa de Beijing, o primeiro hospital de medicina tradicional chinesa (MTC) do país. Fundado há 33 anos, ele continua sendo a única instalação de MTC na Europa qualificada para aceitar pagamentos de seguros e oferecer atendimento hospitalar.

Bem conceituado em toda a Europa, o hospital opera atualmente com 80 leitos e trata mais de 1.000 pacientes anualmente. A maioria dos pacientes é proveniente de várias regiões da Alemanha, mas o hospital também atrai pessoas de países vizinhos, como Áustria, Suíça e Bélgica.

“Tratamos principalmente de pacientes crônicos com dor e problemas mentais resultantes de condições relacionadas ao cérebro. Eles recebem tratamentos de acupuntura três vezes por semana e fitoterapia diária. Observamos melhorias significativas nos resultados dos pacientes”, disse Steven Hegel, diretor alemão do Hospital Koetzting.

“A principal força do nosso hospital está no uso da medicina tradicional chinesa para restaurar a harmonia dos sistemas do corpo, o que ajuda a minimizar a dependência de medicamentos alopáticos. Muitos pacientes preferem evitar medicamentos, como analgésicos ou esteroides, devido a efeitos colaterais como desconforto estomacal. A medicina tradicional chinesa oferece alternativas eficazes”, disse Hegel, que também é o médico-chefe do hospital.

A medicina tradicional chinesa tem se tornado um componente cada vez mais reconhecido do setor de medicina complementar da Alemanha. Notadamente, os tratamentos de acupuntura para doenças como dor lombar e problemas nas articulações do joelho agora são cobertos pelo seguro de saúde público da Alemanha.

Nos últimos anos, a popularidade da medicina tradicional chinesa na Alemanha cresceu significativamente, com os médicos chineses desempenhando um papel fundamental nessa aceitação.

Yang Likun, a diretora administrativa chinesa do Koetzting Hospital, trabalhou com sua equipe para introduzir a medicina chinesa na Alemanha. Como acupunturista, Yang trata pacientes hospitalizados diariamente, esforçando-se para garantir resultados eficazes.

“A confiança na medicina tradicional chinesa entre os pacientes alemães só pode ser estabelecida quando sua eficácia for reconhecida, o que, por sua vez, aumentará a promoção da MTC e da cultura chinesa”, observou ela.

Ela lembrou o caso de um paciente sérvio que sofria de um surto agudo de uma doença crônica de pele. “A paciente apresentava manchas vermelhas, pequenas bolhas, pele espessa, dor nas articulações e coceira que atrapalhava seu sono”, disse Yang.

Depois de diagnosticar a paciente com obstrução por calor úmido e deficiência de fígado e baço, Yang administrou o tratamento de acupuntura, que levou a uma melhora significativa no eczema e na dor nas articulações da paciente. “Depois de testemunhar a eficácia do tratamento com MTC, a paciente ficou muito grata e até nos apresentou à sua família”, acrescentou Yang.

“Todos os nossos pacientes internados recebem uma combinação de tratamentos com ervas medicinais chinesas e acupuntura. As decocções de ervas são preparadas usando métodos tradicionais e os tratamentos são frequentemente complementados por massagem e Qigong, conforme necessário”, disse Dai Jingzhang, conselheiro do Hospital Koetzting e ex-vice-diretor do Hospital de Dongzhimen da Universidade de Medicina Chinesa de Beijing.

“O hospital (Koetzting) relatou uma taxa de eficácia de 70% em uma média de quatro semanas de tratamento hospitalar, e recebemos muitos elogios dos pacientes alemães”, observou Dai.

De 2018 a 2023, o hospital garantiu com sucesso o “Projeto Nacional de Cooperação Internacional em Medicina Tradicional Chinesa” por seis anos consecutivos, marcando uma nova fase em seu desenvolvimento.

Além de tratamentos médicos, o hospital oferece aulas de Taiji e Qigong, atraindo mais de 1.200 participantes somente em julho. Dai observou que o hospital se tornou um importante centro na Alemanha para aprender sobre a medicina chinesa e vivenciar a cultura tradicional chinesa.

Em 19 de agosto, em comemoração ao sétimo Dia dos Médicos da China, o Hospital Koetzting realizará uma palestra sobre “Medicina Chinesa e Constituição Corporal” para pacientes e funcionários. Esse evento tem como objetivo ajudar o público alemão a entender melhor sua constituição corporal por meio das lentes da medicina chinesa.

“Aquele que conhece os outros é sábio; aquele que conhece a si mesmo é iluminado”, Yang citou Laozi, um filósofo do Período da Primavera e Outono da China (770-221 a.C.), que fundou o sistema filosófico do taoismo. Ela expressou sua crença de que compreender a si mesmo é crucial para tomar decisões informadas sobre saúde e doença.

“Nosso objetivo é demonstrar que a medicina chinesa pode beneficiar a saúde e compartilhar os aspectos verdadeiros, bons e belos da cultura chinesa. A medicina chinesa, como parte vital do alcance da cultura chinesa, desempenha um papel insubstituível”, disse Tang Minke, vice-presidente executivo da Universidade de Medicina Chinesa de Beijing. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo