Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se na segunda-feira com o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV) e presidente vietnamita, To Lam, que está em visita de Estado à China.
Observando que a China considera o Vietnã uma prioridade em sua diplomacia de vizinhança, Li disse que a China está pronta para levar adiante a amizade de longa data, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e trabalhar em direção aos objetivos de maior confiança política mútua, cooperação de segurança mais sólida, cooperação prática mais profunda, apoio público mais forte, coordenação e cooperação multilaterais mais estreitas e melhor gestão e resolução de diferenças.
Li observou que a China e o Vietnã estão interconectados economicamente e no comércio, e têm alta complementaridade industrial e amplo espaço para cooperação.
A China está disposta a avançar mais rapidamente para sinergizar a Iniciativa Cinturão e Rota com a estratégia dos Dois Corredores e Um Círculo Econômico do Vietnã, melhorar a conectividade, expandir o comércio e o investimento e fortalecer a cooperação em áreas como agricultura, infraestrutura, energia, economia digital, desenvolvimento verde e minerais essenciais, disse Li.
A China e o Vietnã sediarão uma série de atividades para celebrar o 75º aniversário dos laços bilaterais no próximo ano. Li disse que os dois países devem aprofundar os intercâmbios interpessoais em áreas como cultura, turismo, educação e saúde para promover a compreensão e a amizade entre os dois povos.
Ele também pediu maior coordenação sob mecanismos multilaterais como as Nações Unidas, ASEAN e Cooperação Lancang-Mekong, e pediu maiores esforços para promover um mundo igualitário, ordenado e multipolar e uma globalização econômica que beneficie todos, com o objetivo de contribuir para a paz e desenvolvimentos regionais e globais.
To Lam disse que o Vietnã sempre considerou as relações com a China uma escolha estratégica e uma prioridade máxima em sua política externa, e que o Vietnã adere firmemente ao princípio de Uma Só China.
Ele disse que seu país está disposto a trabalhar com a China para fortalecer o intercâmbio em todos os níveis, consolidar a confiança mútua política e aprofundar a cooperação em áreas como comércio, investimento, transporte, turismo e educação para promover a construção de uma comunidade Vietnã-China com um futuro compartilhado que carrega significado estratégico.