Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cooperação econômica e comercial China-África atinge novo patamar, diz funcionário

(240510) -- NAIROBI, May 10, 2024 (Xinhua) -- An exhibitor (R) briefs products to a visitor during the China-Africa Economic and Trade Expo (CAETE) in Africa (Kenya) 2024 in Nairobi, Kenya, May 9, 2024. The CAETE in Africa (Kenya) 2024 kicked off on Thursday in the Kenyan capital of Nairobi as trade and investment between the two sides continue to expand. The event in Kenya attracted a high-level delegation from central China's Hunan Province. (Xinhua/Li Yahui)

Beijing – A cooperação econômica e comercial China-África continuou a atingir novos patamares desde o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) de 2021, proporcionando benefícios tangíveis para os povos da China e da África, disse o ministro adjunto do Comércio, Tang Wenhong, nesta terça-feira.

   Tang fez as observações em uma coletiva de imprensa detalhando o progresso e as conquistas feitos sob os nove programas de cooperação que a China anunciou durante a 8ª Conferência Ministerial do FOCAC, realizada há três anos no Senegal.

   Esses nove programas abrangem categorias como medicina e saúde, redução da pobreza e desenvolvimento agrícola, promoção do comércio e investimento, inovação digital, desenvolvimento verde e capacitação, entre outros.

   Segundo Tang, impulsionado por programas voltados para a promoção do comércio e do investimento, bem como para a redução da pobreza e o desenvolvimento agrícola, o investimento e a cooperação comercial China-África têm se desenvolvido de forma constante. “A China continua sendo o maior parceiro comercial da África por 15 anos consecutivos.”

   O funcionário disse que uma série de projetos cooperativos, como o porto de Lekki, na Nigéria, e a via expressa de Nairóbi, no Quênia, se materializou nos últimos três anos. “A China também enviou mais de 500 especialistas agrícolas para a África e treinou quase 9 mil talentos agrícolas, fornecendo forte apoio ao processo de modernização agrícola da África.”

   Impulsionadas pelo desenvolvimento verde, inovação digital e outros programas, as empresas chinesas implementaram um grande número de projetos de energia limpa na África, enquanto as exportações de baterias de lítio e produtos fotovoltaicos para a África aumentaram significativamente, disse Tang.

   Ele disse que a China e a África continuarão a aprofundar a amizade e discutir planos de cooperação durante a Cúpula 2024 do FOCAC, programada para ser realizada em Beijing de 4 a 6 de setembro.

   “A China expandirá a abertura institucional para a África e aprofundará a cooperação em cadeias industriais e de suprimentos, de modo a promover ainda mais a cooperação econômica China-África e a ligação de desenvolvimento para benefícios compartilhados”, acrescentou Tang.

Sair da versão mobile