Nay Pyi Taw – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse em Nay Pyi Taw, nesta quarta-feira, que a China está disposta a trabalhar com Mianmar para avançar conjuntamente na construção de uma comunidade China-Mianmar com um futuro compartilhado.
Wang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações ao se reunir com o vice-primeiro-ministro e ministro da União para Relações Exteriores de Mianmar, U Than Swe, na capital de Mianmar.
Wang disse que, por mais de 70 anos, independentemente das mudanças no cenário internacional, a China e Mianmar têm mantido consistentemente o espírito dos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica que defendem em conjunto, estabelecendo um bom exemplo de relações entre países de diferentes tamanhos com base na igualdade e no apoio mútuo.
A China está disposta a trabalhar com Mianmar para herdar e promover a amizade paukphaw (fraternal) e continuar a apoiar e ajudar um ao outro, observou Wang.
Como o mundo atual está passando por transformações e convulsões, o desenvolvimento da China contribui para as forças da paz mundial e fortalece os fatores de estabilização, disse o ministro das Relações Exteriores da China.
O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China realizou recentemente sua terceira sessão plenária, que afirmou claramente que a China aprofundará de forma abrangente as reformas, construirá uma economia de mercado socialista de alto nível e promoverá um desenvolvimento de alta qualidade e uma abertura de alto nível. Isso proporcionará novas oportunidades e um novo impulso para a cooperação entre a China e Mianmar, disse Wang.
Ele disse que a China está disposta a trabalhar com Mianmar para aprofundar a cooperação do Cinturão e Rota, implementar efetivamente as três principais iniciativas globais e avançar constantemente na construção de uma comunidade China-Mianmar com um futuro compartilhado.
Os dois lados devem manter intercâmbios de alto nível e aumentar a confiança política mútua; promover firmemente a construção do Corredor Econômico China-Mianmar e garantir a operação segura e tranquila do projeto de oleoduto e gasoduto China-Mianmar; fortalecer a cooperação em segurança e combater conjuntamente as atividades criminosas transfronteiriças; acelerar a cooperação na agricultura e em outros campos para ajudar Mianmar a melhorar os meios de subsistência da população, observou Wang.
Ele disse que, aproveitando a oportunidade de comemorar o 75º aniversário dos laços diplomáticos entre a China e Mianmar no próximo ano, os dois lados realizarão uma série de atividades comemorativas, fortalecerão os intercâmbios culturais e consolidarão o apoio público.
Than Swe disse que as relações entre Mianmar e China têm uma longa história e que os dois países desfrutam de uma profunda amizade paukphaw (fraternal), acrescentando que 2025 marcará o 75º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos bilaterais.
Mianmar atribui grande importância às suas relações com a China, adere ao princípio de Uma Só China e apoia a Iniciativa Cinturão e Rota, as três principais iniciativas globais e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Than Swe.
Ele disse que Mianmar está pronto para trabalhar com a China para se envolver em intercâmbios mais estreitos em todos os níveis, acelerar a construção de grandes projetos sob a estrutura do Corredor Econômico China-Mianmar, aprofundar a cooperação nas áreas de agricultura, energia e turismo e promover uma comunidade Mianmar-China com um futuro compartilhado para alcançar maiores resultados, de modo a beneficiar o povo de Mianmar.
Than Swe enfatizou que Mianmar fará todos os esforços para garantir a segurança do pessoal do projeto chinês em Mianmar, salvaguardar efetivamente a segurança e a estabilidade na fronteira Mianmar-China e combater conjuntamente os crimes transfronteiriços com a China.
Os dois lados trocaram opiniões sobre a Cooperação Lancang-Mekong (LMC, sigla em inglês). Eles concordaram em implementar o importante consenso alcançado na quarta Reunião de Líderes da LMC para ancorar o objetivo de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para os países Lancang-Mekong, promover mais resultados frutíferos da LMC e promover conjuntamente o desenvolvimento estável e a integração regional.