Beijing – A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, disse que os jovens são a força motriz por trás da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável e pediu maior apoio ao desenvolvimento da juventude.
Mohammed fez as observações em uma mensagem de vídeo entregue ao Fórum Mundial de Desenvolvimento da Juventude 2024, que começou em Beijing nesta segunda-feira.
Com o tema “Juntos por um futuro melhor”, o fórum conta com a participação de mais de 2.000 jovens de mais de 130 países e 20 organizações internacionais, tanto online quanto presencial.
Mohammed disse que governos, organizações multilaterais, setor privado e sociedade civil devem fornecer os recursos e plataformas de que os jovens precisam para fazer com que suas vozes sejam ouvidas.
Ela prometeu que o Escritório da Juventude da ONU colaborará com o sistema da ONU e com as equipes relevantes em todo o mundo para ampliar as vozes dos jovens.
Ela também enfatizou a proteção dos direitos e das liberdades dos jovens e a importância da educação de qualidade e das habilidades para capacitá-los.
“Todos os setores da sociedade devem criar espaços onde vocês possam assumir o comando e fazer a diferença para sociedades pacíficas e democracias sólidas”, disse ela aos jovens participantes.
Mais de 500 jovens líderes e representantes se reuniram em Beijing para o evento. O fórum é co-organizado pela Federação da Juventude de Toda a China, pelas Nações Unidas na China e pelo comitê organizador do fórum.