Guangzhou – Com seus olhos brilhantes e sorriso caloroso, o mascote olímpico Phryge ganhou popularidade à medida que as Olimpíadas de Paris chegam ao fim. Antes das Olimpíadas, apenas algumas pessoas sabiam que alguns dos primeiros protótipos dos Phryges haviam visitado a China várias vezes antes que a versão final fosse definida.
Dados do Comitê Organizador das Olimpíadas de Paris mostram que 80% dos Phryges são fabricados na China. A Quanzhou Nanyang Arts & Crafts Co., Ltd. é uma fabricante comissionada que produz os mascotes para o evento.
“Phryge é conhecido por sua postura única em pé, com suas pernas delgadas suportando um corpo grande, tornando-o um design desafiador no processo de produção”, disse Jiang Lingyan, gerente sênior de vendas da empresa.
A equipe de design combinou de forma inovadora dois tipos de material de cloreto de polivinila (PVC) em um Phryge para lidar com os possíveis solavancos e impactos durante o transporte internacional de longa distância, com as pernas reforçadas por PVC rígido e os cílios feitos de PVC macio para manter a aparência única do design, disse Jiang.
De acordo com Jiang, as técnicas de modelagem e impressão 3D foram implementadas durante o processo de design e produção da amostra para garantir a precisão em cada detalhe. Além disso, para garantir que cada par de olhos seja vívido e expressivo, a empresa teve que controlar com precisão a distribuição de tinta e pressão.
Após inúmeras tentativas e melhorias, a amostra fez seis viagens de ida e volta entre a China e a França durante um período de nove meses antes da abertura das Olimpíadas. A Nanyang Arts & Crafts foi contratada para produzir sete tipos de estatuetas de resina e dois tipos de chaveiros, abrangendo vários tamanhos e designs, com uma quantidade total de 200.000 peças.
Roupas esportivas confortáveis fornecem aos atletas o suporte necessário para alcançar ótimos resultados. A marca chinesa de roupas esportivas Peak cooperou com os comitês olímpicos de 11 países para oferecer roupas esportivas e ternos para os atletas.
“Ao trabalhar com esses comitês olímpicos, mostramos os produtos de alta qualidade da China, juntamente com nossa compreensão única e capacidades inovadoras em equipamentos esportivos”, disse Xu Jingnan, presidente do conselho da PEAK.
A ANTA, outra fabricante chinesa de roupas esportivas, fornece aos atletas chineses uniformes de equipes para cerimônias de medalhas, que são feitos de materiais ecológicos, como nylon e poliéster reciclados, alcançando uma redução de carbono de mais de 50%.
“Para fazer calçados personalizados para atletas, montamos um laboratório que tem três pistas para simular diferentes ambientes de corrida. Além disso, tecnologias como scanners de pé e um sistema de captura de movimento 3D são empregadas”, disse Zheng Zhiyi, cientista-chefe do ANTA Sports Science Lab.
Além dos estádios, os drones mudam suas posições no céu para formar várias formas, incluindo a de um portador da tocha olímpica. Mais de 50 telas de LED enviadas da China são implantadas em Paris para oferecer serviços de transmissão ao vivo para o público. Esses produtos tecnológicos avançados são todos desenvolvidos e fabricados na China.
De acordo com Zhao Kai, vice-presidente da fornecedora de telas de LED Absen, as telas são notáveis por sua alta estabilidade e eficiência energética. Estima-se que uma tela de LED externa cobrindo uma área de 2.000 metros quadrados pode reduzir o consumo de energia em 20% em comparação com as telas tradicionais.
“Não apenas fornecemos soluções verdes de display LED, mas também mostramos a inovação tecnológica da empresa e o compromisso com a exploração de novos avanços”, disse Zhao.