Paris – A representante especial do presidente chinês Xi Jinping e conselheira de Estado, Shen Yiqin, participou no domingo da cerimônia de encerramento dos 33º Jogos Olímpicos em Paris e parabenizou a França por organizar com sucesso os Jogos Olímpicos.
Ela fez as observações durante a reunião com o presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte Macron antes da cerimônia de encerramento.
Durante a reunião, Shen transmitiu os cumprimentos cordiais do presidente Xi e sua esposa Peng Liyuan ao presidente Macron e sua esposa e expressou gratidão ao lado francês por seu apoio à delegação olímpica chinesa.
O presidente Macron e sua esposa pediram a Shen que transmitisse suas sinceras saudações ao presidente Xi e sua esposa, parabenizaram os atletas chineses por seu excelente desempenho e agradeceram ao governo chinês por seu apoio à França na realização dos Jogos Olímpicos.
Durante a reunião com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, no sábado, Shen disse que a China está disposta a aprofundar sua cooperação amigável de alto nível com o COI e está pronta para trabalhar com o COI para fazer novas e maiores contribuições para promover o desenvolvimento do Movimento Olímpico e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Ao parabenizar a delegação olímpica chinesa por suas extraordinárias conquistas nos Jogos Olímpicos de Paris, Bach também agradeceu ao governo chinês por seu firme apoio à causa olímpica.
O COI espera continuar sua estreita cooperação com a China e enviar um sinal positivo em apoio ao multilateralismo, acrescentou ele.
Os dois lados também concordaram em se opor à politização dos esportes.
Durante sua permanência em Paris, Shen visitou a delegação olímpica chinesa e transmitiu cumprimentos cordiais e felicitações calorosas de Xi, do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado.
Ela incentivou todos os atletas chineses a continuar levando adiante o espírito esportivo chinês e o olimpismo e a fazer esforços consistentes para alcançar novos sucessos para o país.
Shen também visitou a China House.
(Xinhua/Zhao Dingzhe)
(Xinhua/Peng Ziyang)