Zagreb – Cinco milhões de veículos cruzaram a Ponte Peljesac, construída pela China, no sul da Croácia, desde sua inauguração em 26 de julho de 2022, anunciou na sexta-feira a operadora rodoviária estatal Hrvatske ceste.
O marco do veículo de número cinco milhões foi registrado na noite de quinta-feira. Durante a alta temporada de turismo de julho e agosto, uma média diária de 15.000 veículos passou pela ponte, com o maior registro ocorrendo em 29 de julho do ano passado, quando um total de 20.151 veículos passaram, disse a operadora.
Desde o início deste ano, as viagens na ponte aumentaram em quase 12%, acrescentou a Hrvatske ceste.
“Acho que os resultados da construção da Ponte Peljesac são ótimos”, disse Oleg Butkovic, ministro croata do mar, transporte e infraestrutura, em uma entrevista recente à Televisão Nacional da Croácia.
Em uma pesquisa recente realizada pela Agência Central de Financiamento e Contratação de Programas e Projetos da União Europeia (UE), um dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento de programas e projetos financiados pelo orçamento da UE na Croácia, os croatas identificaram três dos 32 projetos financiados pela UE, sem os quais o país seria “inimaginável”, com a Ponte Peljesac no topo da lista.
Pessoas tiram fotos de recordação em frente à Ponte Peljesac em Komarna, Croácia, em 26 de julho de 2024. (Xinhua/Li Xuejun)
De acordo com Josip Skoric, gerente geral da Hrvatske ceste, os resultados da pesquisa provam que as pessoas de toda a Croácia reconhecem a importância da Ponte Peljesac. Ela provou ser “um projeto excepcional de construção e infraestrutura que uniu as pessoas, fortaleceu os laços econômicos e culturais e melhorou a vida diária de muitos residentes locais”.
Um consórcio chinês, liderado pela China Road and Bridge Corporation (CRBC), construiu a ponte de 2,4 quilômetros de comprimento que conecta a parte continental da Croácia à Península de Peljesac, na costa sul do Adriático do país. Desde sua inauguração, a ponte reduziu significativamente o tempo de viagem para a costa do Adriático, promoveu o transporte e aumentou as oportunidades econômicas para a região.