Chongqing – Nos últimos cinco anos, o Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo expandiu seu alcance para 523 portos, divididos em 124 países e regiões.
Com seu centro operacional localizado no Município de Chongqing, no sudoeste da China, este corredor comercial conecta portos globais por meio de ferrovias, rotas marítimas e autoestradas através das regiões provinciais do sul da China, como Guangxi e Yunnan.
Mais de 30 mil trens de carga China-Europa já operaram através do corredor comercial, informou nesta segunda-feira o centro de coordenação de logística e operação do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo.
De 2019 a 2023, o volume anual de frete através do corredor comercial de Chongqing aumentou 50%, 45%, 54%, 32% e 21% em termos anuais, respectivamente.
Nos últimos cinco anos, a variedade de mercadorias transportadas pelo corredor comercial saltou de mais de 80 para mais de 1.150 tipos, abrangendo uma ampla gama de categorias, incluindo produtos eletrônicos, veículos e componentes, máquinas, pequenos eletrodomésticos e alimentos. O corredor comercial já alcançou um equilíbrio próximo entre as remessas de entrada e saída.
Contando com o corredor rápido e eficiente, produtos especiais do oeste da China, como suco de bagas de goji e vinho tinto de Ningxia, laranjas de Chongqing e chá de Guizhou, têm se tornado novos impulsionadores de crescimento para o comércio exterior local. Além disso, a exportação de veículos de nova energia dessas regiões ocidentais acelerou, com empresas automobilísticas locais estabelecendo fábricas em países do Sudeste Asiático.
Além disso, produtos especiais do Sudeste Asiático, como duriões tailandeses e peixes basa vietnamitas, estão entrando no mercado chinês mais rapidamente pelo corredor.
O corredor não apenas promove a abertura e o desenvolvimento do oeste da China, mas também cria novas oportunidades para os países participantes da Iniciativa Cinturão e Rota, disse o centro de coordenação de logística e operação do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo.