Urumqi – A Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, que é rica em recursos eólicos e solares, teve um aumento anual de 103% na capacidade instalada de nova energia no primeiro semestre deste ano.
Entre os novos 14,08 milhões de kW de capacidade de nova energia instalada em Xinjiang, a energia eólica responde por 4,28 milhões de kW e a energia solar por 9,8 milhões de kW, de acordo com os dados mais recentes da State Grid Xinjiang Electric Power Co.
Este ano, a região tem aproveitado seus recursos e vantagens geográficas tanto para a segurança energética quanto para o desenvolvimento verde e de baixo carbono. Esforços estão sendo feitos para construir uma base estratégica nacional para recursos energéticos e para acelerar continuamente a construção de um novo tipo de sistema de energia com a nova energia como base, aumentando a proporção de energia renovável, disse um gerente da empresa.
Até o momento, a capacidade de nova energia instalada de Xinjiang ultrapassou 80 milhões de kW, com todas as 14 áreas em nível de sub-região tendo uma capacidade de nova energia instalada superior a 1 milhão de kW. Também estão localizadas em Xinjiang três bases de nova energia de 10 milhões de kW.