Nanjing – A receita de exportação de navios na Província de Jiangsu, no leste da China, totalizou 50,02 bilhões de yuans (US$ 6,9 bilhões) no primeiro semestre de 2024, representando um aumento anual de 72,1% e ficando em primeiro lugar na China, informaram as autoridades alfandegárias locais na quinta-feira.
O valor das exportações de navios da província representou 34,1% do total do país no mesmo período, de acordo com a Alfândega de Nanjing.
Jiangsu estabeleceu um cluster da indústria de construção naval, fabricando uma ampla gama de embarcações, como navios de cruzeiro de ponta, navios de carga, navios “ro-ro” (roll-on / roll-off), embarcações para transporte de gás natural liquefeito (GNL) e embarcações para instalar turbinas eólicas autoelevatórias.
Os dados alfandegários mostram que, no primeiro semestre do ano, as exportações da província de navios porta-contêineres, navios de carga liquefeita e graneleiros aumentaram 153%, 77% e 32,3%, respectivamente.
Song Shuming, gerente geral da Jiangsu Yangzi-Mitsui Shipbuilding Co., Ltd., disse que a empresa construirá e entregará 15 navios este ano, um recorde na história da empresa.
A Jiangsu New Yangzi Shipbuilding Co., Ltd., uma subsidiária do Yangzijiang Shipbuilding Group, entregou 20 novos navios no primeiro semestre de 2024, dobrando o valor das exportações ano a ano.
Wang Yi, diretor de assuntos alfandegários da empresa, disse que a empresa tem quase 100 pedidos na mão, com planos de produção programados até o ano de 2028.
A Alfândega de Nanjing prometeu continuar a melhorar a eficiência do desembaraço aduaneiro para ajudar a impulsionar as exportações de navios.