Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Projeto de erradicação de catarata da China recupera visão de 3.891 pacientes no sudeste do Camboja

Phnom Penh – O Projeto de Erradicação da Cegueira por Catarata apoiado pela Fundação GX da China para a província de Prey Veng, no sudeste do Camboja, foi concluído na segunda-feira, ajudando a recuperar a visão de 3.891 pacientes com catarata, disseram autoridades.

O vice-primeiro-ministro e ministro do serviço público do Camboja, Hun Many, e Leung Chun-ying, vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e presidente da Fundação GX, compareceram à cerimônia de conclusão do projeto.

Ao discursar no evento, Many elogiou a cooperação Camboja-China no fornecimento de exames oftalmológicos, tratamento e cirurgia gratuita para todos os pacientes com catarata na província de Prey Veng desde dezembro de 2022.

“Este projeto recuperou a visão de 3.891 pacientes com catarata, e também forneceu exames oftalmológicos para cerca de 7.600 pessoas”, disse ele. “Este projeto é inestimável para as pessoas da província de Prey Veng”.

Médica chinesa remove curativo de paciente com catarata na província de Prey Veng, Camboja, no dia 28 de janeiro de 2024. (Foto por Liao Hongqing/Xinhua)

O vice-primeiro-ministro cambojano disse que a recuperação da visão ajuda o próprio paciente e também impacta positivamente a família do mesmo, além da comunidade local.

“Nesta ocasião, quero mostrar minha gratidão ao governo e ao povo chinês, especialmente à Fundação GX e aos oftalmologistas chineses, por suas contribuições ativas ao Governo Real do Camboja na promoção do setor de saúde e na melhoria do bem-estar do povo cambojano”, disse ele.

Muitos disseram que o projeto também contribuiu significativamente para aumentar o conhecimento dos oftalmologistas cambojanos e outros aspectos da capacitação no setor de oftalmologia do serviço de saúde no Camboja.

“A participação de oftalmologistas chineses neste projeto também ajudou a aumentar a conscientização sobre a saúde ocular e a prevenção da perda de visão no nível comunitário”, acrescentou ele.

O projeto contribuiu para os esforços dos dois países na construção de uma comunidade Camboja-China com futuro compartilhado, disse ele.

Pacientes com catarata visitam oftalmologistas chineses para acompanhamento após cirurgias na província de Prey Veng, Camboja, no dia 28 de janeiro de 2024. (Foto por Liao Hongqing/Xinhua)

Leung disse que, durante o projeto de 18 meses, a Fundação GX e a Comissão de Saúde da Região Autônoma de Guangxi Zhuang organizaram oito grupos de 63 profissionais médicos para concluir 3.891 cirurgias gratuitas de catarata na província de Prey Veng.

“Somos gratos aos pacientes por compartilharem sua alegria após recuperarem a visão, aos pacientes por nos enviarem alguns produtos agrícolas e aos nossos amigos e vendedores em um mercado de vegetais próximo ao dormitório por cuidarem de nossa equipe médica”, disse ele. “Tudo isso sob a Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), uma personificação vívida do espírito de conectividade e compartilhamento interpessoal”.

O ministro da Saúde do Camboja, Chheang Ra, disse que o projeto na província de Prey Veng foi o segundo auxiliado pela China após a conclusão do primeiro em 2019, ajudando a visão de mais de 6.000 pacientes com catarata na província de Kampong Cham, no sudeste.

“Em nome do povo da província de Prey Veng e de todos os pacientes, quero agradecer a Fundação GX e a Comissão de Saúde da Região Autônoma de Guangxi Zhuang pelo apoio e envio de oftalmologistas para fornecer cirurgia de catarata gratuita aos pacientes na província de Prey Veng”, disse ele.

A oftalmologista So Sopanhavatei, diretora do Hospital Provincial de Referência de Prey Veng, disse que o projeto beneficiou muito os pacientes com catarata e outros pacientes da província com problemas de visão.

“Depois de receberem o serviço gratuito de remoção de catarata, eles recuperaram a visão, retornaram aos seus empregos e ficaram felizes com suas famílias”, disse ela à Xinhua.

Médicos chineses realizam cirurgia em paciente com catarata em um hospital na província de Prey Veng, Camboja, no dia 14 de novembro de 2023. (Foto por Liao Hongqing/Xinhua)

Dim Phon, uma paciente de 64 anos com catarata na província de Prey Veng, disse que estava emocionada em ver o mundo novamente depois da cirurgia de remoção feita por oftalmologistas chineses.

“Recuperei minha visão e estou muito feliz. Não há nada que me deixe mais feliz do que isso”, disse ela à Xinhua. “Minha visão está ótima, consigo ver até as formigas”.

Phon agradeceu os médicos chineses da Fundação GX por ajudar a recuperar sua visão e a de outros pacientes do Camboja.

A catarata é uma condição em que a lente natural do olho fica opaca. Ela pode ser causada por vários fatores, incluindo lesão no olho ou exposição excessiva à luz solar intensa.

No país do Sudeste Asiático, a catarata é a principal causa de cegueira. De acordo com uma estimativa nacional, cerca de 0,32% da população de 17 milhões do país sofre de catarata.   

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo