Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na terça-feira a respeito das eleições na Venezuela estar “convencido de que é um processo normal” e que o importante é que as pessoas que não estão de acordo com a reeleição do presidente Nicolás Maduro “possam se expressar” e que o governo possa provar que está certo.
A afirmação foi feita em entrevista exclusiva na manhã desta terça-feira, no Palácio da Alvorada, à TV Centro América, subsidiária da TV Globo em Mato Grosso, e divulgada no final da tarde.
“É normal que haja briga. Como se resolve essa disputa? Apresentando a ata. Se houver dúvidas entre a oposição e a situação sobre a ata, a oposição vai entrar com recurso e aguardar o julgamento. E haverá uma decisão que teremos que acatar, estou convencido de que é um processo normal e tranquilo”, disse Lula.
“Quando as atas forem apresentadas e ficar provado que são verdadeiras, todos temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral na Venezuela”, disse.
O resultado oficial, apresentado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), deu o atual presidente, Nicolás Maduro, como vencedor, com 51,2% dos votos, sobre o adversário Edmundo González, com 44,2%.