Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Regulamentos provinciais na China impulsionam a proteção ecológica do planalto Qinghai-Xizang

(240725) -- YUSHU, July 25, 2024 (Xinhua) -- A drone photo shows wetlands in Sanjiangyuan area, northwest China's Qinghai Province, July 23, 2024. Chinese scientists embarked on an expedition on July 20 to investigate the water resources and ecological environment in the headwater regions of the Yangtze and Lancang rivers. The expedition, comprising around 20 members, will carry out scientific investigations into river hydrology, water ecology, soil erosion, glaciers and permafrost in northwest China's Qinghai Province. Key research projects include estimating the carbon stock of wetlands, assessing the impacts of permafrost thawing on the plateau, and measuring the thickness of permafrost on glaciers. (Xinhua/Pan Binbin)

Xining – A Província de Qinghai, noroeste da China, aprovou regulamentos, a entrarem em vigor em 1º de agosto, que fornecerão apoio legal para a província construir um planalto de civilização ecológica nacional.

   Como regulamentos de nível provincial com “ecologia como chave”, os “regulamentos provinciais de Qinghai sobre a construção de um planalto de civilização ecológica nacional” visam promover a proteção ecológica e o desenvolvimento de alta qualidade do planalto Qinghai-Xizang, de acordo com uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira.

   Os regulamentos consistem em 11 capítulos e 76 artigos, cobrindo áreas como garantia de segurança ecológica, construção de reservas naturais, proteção e restauração da ecologia, proteção da biodiversidade, desenvolvimento verde e de baixo carbono e inovação em sistemas de civilização ecológica.

   Os regulamentos incluem conteúdo sobre como melhorar o sistema de governança de proteção do meio ambiente ecológico, aderindo à proteção e restauração integradas de montanhas, rios, florestas, terras agrícolas, lagos, pastagens, desertos e geleiras, e integrando o conceito de proteção da biodiversidade em todo o processo de construção da civilização ecológica.

   Os regulamentos ajudarão a fortalecer a supervisão e gestão regulares do ambiente ecológico com os sistemas mais rígidos e o mais rigoroso Estado de direito, aumentando a diversidade, estabilidade e sustentabilidade do ecossistema, de acordo com autoridades da província.

   Localizada no planalto Qinghai-Xizang, Qinghai abriga as cabeceiras dos rios Yangtzé, Amarelo e Lancang. Ocupa uma posição ecológica significativa, tendo a grande responsabilidade de proteger as nascentes dos três rios.

   Os regulamentos vieram após a lei da China sobre conservação ecológica no planalto Qinghai-Xizang, promulgada em setembro de 2023, a primeira legislação estatal especializada em regular a conservação ecológica no planalto.

Sair da versão mobile