Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Produção econômica da China mantém expansão na temporada de enchentes

(240714) -- JINING, July 14, 2024 (Xinhua) -- A staff member works at a factory of agricultural machinery in Da'an Town of Jining City, east China's Shandong Province, July 13, 2024. In recent years, Da'an Town has made efforts to develop the agricultural machinery industry. At present, the town is home to an industrial cluster comprising over 100 agricultural machinery-related enterprises. (Xinhua/Guo Xulei)

Beijing – A produção econômica da China continuou a crescer em julho, uma vez que as perspectivas de negócios permaneceram otimistas, mas fatores sazonais, incluindo ondas de calor e inundações, reduziram um pouco a expansão.

   De acordo com o índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) divulgado na quarta-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), o índice composto de produção PMI ficou em 50,2 este mês, ligeiramente abaixo dos 50,5 registrados em junho. O PMI do setor de manufatura caiu para 49,4, e o PMI dos setores de serviços e construção combinados recuou para 50,2.

   Uma leitura do PMI acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 reflete contração.

   Comentando os dados, o estatístico sênior do DNE, Zhao Qinghe, disse que as atividades comerciais registraram uma desaceleração na expansão.

   O setor de manufatura registrou um clima de negócios um pouco mais baixo devido a fatores desfavoráveis, incluindo a tradicional estação de inatividade, a demanda insuficiente do mercado e as condições climáticas extremas, disse ele, acrescentando que as altas temperaturas e as enchentes também prejudicaram o setor de construção.

   Apesar dos ventos contrários, a maioria das empresas ainda mantém uma perspectiva positiva sobre a tendência do mercado, mostraram os dados.

   O subíndice sobre expectativas de negócios ficou em 53,1, 56,6 e 52,9 para fabricantes, prestadores de serviços e empresas de construção, respectivamente. Em especial, os setores farmacêutico, de equipamentos ferroviários, navais e aeroespaciais e de maquinário elétrico tiveram seus índices de expectativa iguais ou superiores a 57, indicando um forte otimismo.

Sair da versão mobile