Beijing – A produção econômica da China continuou a crescer em julho, uma vez que as perspectivas de negócios permaneceram otimistas, mas fatores sazonais, incluindo ondas de calor e inundações, reduziram um pouco a expansão.
De acordo com o índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) divulgado na quarta-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), o índice composto de produção PMI ficou em 50,2 este mês, ligeiramente abaixo dos 50,5 registrados em junho. O PMI do setor de manufatura caiu para 49,4, e o PMI dos setores de serviços e construção combinados recuou para 50,2.
Uma leitura do PMI acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 reflete contração.
Comentando os dados, o estatístico sênior do DNE, Zhao Qinghe, disse que as atividades comerciais registraram uma desaceleração na expansão.
O setor de manufatura registrou um clima de negócios um pouco mais baixo devido a fatores desfavoráveis, incluindo a tradicional estação de inatividade, a demanda insuficiente do mercado e as condições climáticas extremas, disse ele, acrescentando que as altas temperaturas e as enchentes também prejudicaram o setor de construção.
Apesar dos ventos contrários, a maioria das empresas ainda mantém uma perspectiva positiva sobre a tendência do mercado, mostraram os dados.
O subíndice sobre expectativas de negócios ficou em 53,1, 56,6 e 52,9 para fabricantes, prestadores de serviços e empresas de construção, respectivamente. Em especial, os setores farmacêutico, de equipamentos ferroviários, navais e aeroespaciais e de maquinário elétrico tiveram seus índices de expectativa iguais ou superiores a 57, indicando um forte otimismo.