Jacarta – A PT Shenhua Guohua Pembangkitan Jawa Bali (SGPJB), uma joint venture entre empresas de energia chinesas e indonésias, lançou um evento de dia aberto para conservação de manguezais na sexta-feira, coincidindo com o Dia Internacional da UNESCO para a Conservação do Ecossistema de Manguezais.
O evento sob o tema “De Mãos Dadas, Estamos Comprometidos em Investir na Natureza, Plantando Manguezais para o Futuro da Humanidade” atraiu quase 60 defensores ambientais e 20 representantes estudantis da China e da Indonésia, que plantaram mudas em manguezais e soltaram alevinos de peixe-leite no ecossistema durante o evento.
Zhao Zhigang, diretor-presidente da SGPJB, destacou a dedicação da empresa à proteção ambiental na Indonésia, principalmente na conservação de manguezais.
“Ao fazer campanhas de educação e conscientização da comunidade, queremos aumentar a conscientização pública sobre a proteção dos manguezais e incentivar mais participação social em nossos esforços para a conservação dele”, disse ele.
Harjono, presidente da PLN Nusantara Renewables da Indonésia, destacou os benefícios ambientais dos manguezais. “Os manguezais têm a capacidade de absorver emissões de carbono e proteger a Indonésia de vários impactos ambientais”, disse ele.
“Ao plantar mudas em manguezais, podemos aumentar a conscientização sobre a importância do equilíbrio ecológico. Espero que este pequeno passo seja um bom começo para um futuro mais sustentável”, acrescentou ele.
O litoral da Indonésia é pontilhado por grandes áreas de manguezais, que têm um papel importante na purificação da água do mar, na resistência ao vento e às ondas, na absorção de emissões de carbono e na manutenção da biodiversidade.