Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Destaque: Ponte construída pela China estimula crescimento de negócios locais na Croácia

Komarna, Croácia – Desde sua inauguração em julho de 2022, a Ponte Peljesac construída na Croácia pelos chineses impulsionou significativamente os negócios locais, criando oportunidades econômicas e facilitando o transporte mais tranquilo na costa do Adriático.

A ponte de 2,4 quilômetros de extensão conecta a Croácia com a Península Peljesac na costa sul do Adriático do país e foi construída por um consórcio de empresas chinesas lideradas pela China Road and Bridge Corporation (CRBC).

Ela trouxe oportunidades para empresas locais, como a Vinícola Dingac-Skaramuca, localizada a 20 minutos de carro da ponte. O diretor de vendas da vinícola, Branimir Andjelic, disse à Xinhua: “Muitos chineses estão visitando nossa vinícola e as lojas de vinho”.

Ele acrescentou que o produto em destaque da vinícola, Dingac, teve um aumento acentuado nas vendas no mercado chinês desde que a ponte foi construída. No ano passado, um total de 1.000 garrafas foram vendidas na China, e em 2024 o número pode chegar a 3.000. A vinícola tem uma meta de longo prazo de vender 20.000 garrafas na China.

“Vejo um grande potencial na China porque muitos convidados e parceiros chineses visitaram nossos vinhedos e nossa adega”, disse Andjelic.

A moradora local Josipa Borovic trabalhou por quatro anos no projeto da Ponte Peljesac. Ela disse: “Foi uma honra e um prazer trabalhar no projeto da Ponte Peljesac”, acrescentando que isso gerou “memórias inesquecíveis”. Borovic estava desempregada quando se candidatou para trabalhar no departamento de recursos humanos do projeto da Ponte Peljesac em 2018.

“Desde o início, foi um (…) ambiente maravilhoso, e foi muito fácil trabalhar com eles. Nós nos demos bem muito rápido e, independentemente da diferença linguística e cultural, trabalhamos perfeitamente”, disse Borovic, que depois foi transferida para o departamento administrativo até o final do projeto em julho de 2022.

A equipe chinesa foi trabalhadora e eficiente, disse ela, permitindo que o projeto fosse concluído dentro do cronograma, apesar da pandemia da COVID-19. Antes, mesmo sem a pandemia, houve várias tentativas malsucedidas de construir a ponte.

“Estou orgulhosa e grata por ter trabalhado com a equipe chinesa e feito uma pequena contribuição para o projeto”, disse Borovic, destacando o “papel significativo” desempenhado pela ponte no impulso do turismo, transporte, logística e outras atividades econômicas no sul da Croácia.

De acordo com o gerente do CRBC, Lu Shengwei, mais de 250 moradores locais foram empregados pelo projeto da Ponte Peljesac, juntamente com 18 empresas de consultoria de design, 45 empresas de construção da União Europeia (UE) e 112 fornecedores de equipamentos e materiais da Croácia, da Alemanha, da Polônia e de outros países.

Nos dois anos desde sua inauguração, quase 5 milhões de veículos já passaram pela ponte.

A ponte também significa que turistas e motoristas de logística não precisam mais desviar pelo Corredor Neum na Bósnia e Herzegovina para ir a Dubrovnik, Korcula e outras cidades no sul da Croácia, ou lidar com procedimentos de entrada e saída complicados e longas filas.

A Ponte Peljesac, um grande projeto de infraestrutura sob a Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) proposta pela China, tem sido um exemplo de cooperação mutuamente benéfica entre China, Croácia e UE, de acordo com Qi Qianjin, embaixador chinês na Croácia.

Sair da versão mobile