Paris – A China está disposta a aprofundar e expandir a cooperação de alto nível com o Comitê Olímpico Internacional (COI), já que o país sediará os Jogos Asiáticos de Inverno no próximo ano, disse o vice-presidente chinês, Han Zheng, neste sábado.
Han, que também é representante especial do presidente chinês Xi Jinping, fez as observações durante uma reunião com o presidente do COI, Thomas Bach.
Han transmitiu as cordiais saudações do presidente Xi a Bach e parabenizou o COI pelo sucesso da esplêndida cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O Movimento Olímpico visa salvaguardar a paz mundial e promover a unidade da humanidade, disse Han, observando que as Olimpíadas de Paris são de grande importância, dada a necessidade de promover ainda mais o Olimpismo na atual situação internacional.
Ele enfatizou que a China tem sempre apoiado firmemente o desenvolvimento do Movimento Olímpico internacional e tem mantido um bom relacionamento de longo prazo com o COI.
O presidente Bach pediu a Han que transmitisse seus sinceros cumprimentos a Xi e deu as calorosas boas-vindas à participação de Han na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris como representante especial de Xi.
A causa das Olimpíadas internacionais é fundamentalmente baseada no multilateralismo, disse Bach.
A China tem sempre apoiado a causa das Olimpíadas internacionais, disse ele, observando que o sucesso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 no contexto da pandemia de COVID-19 deu um exemplo para os países ao redor do mundo de como sediar com sucesso os Jogos Olímpicos.
Bach disse que o COI está disposto a continuar cooperando estreitamente com a China para organizar com sucesso vários eventos esportivos internacionais e difundir os valores do Olimpismo.