Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Lucros industriais da China aumentam 3,5% no primeiro semestre

(240426) -- BEIJING, April 26, 2024 (Xinhua) -- Vehicles are under examination at a smart factory of Seres Group in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing Municipality, April 25, 2024. With a burgeoning demand for clean energy solutions to combat climate change, the global landscape indicates a pressing need for expanded production capabilities rather than an excess. According to projections by the International Energy Agency, the demand for new energy vehicles is anticipated to skyrocket, reaching 45 million by 2030, 4.5 times that of 2022. (Xinhua/Huang Wei)

Beijing – Os lucros das principais empresas industriais da China aumentaram 3,5% em termos anuais nos primeiros seis meses de 2024, ultrapassando a taxa de expansão de 3,4% registrada nos primeiros cinco meses, mostraram dados oficiais no sábado.

   O Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) informou que os lucros industriais subiram 3,6% ano a ano somente em junho, um aumento de 2,9 pontos percentuais em relação a maio.

   O estatístico do DNE, Yu Weining, disse que o setor industrial da China testemunhou uma recuperação constante do lucro no primeiro semestre de 2024, impulsionado pela implementação efetiva de várias políticas macroeconômicas.

   O rápido avanço da manufatura de ponta, inteligente e verde levou a um crescimento de lucro de 6,6% ano a ano no setor de fabricação de equipamentos no primeiro semestre do ano, de acordo com a entidade.

   Impulsionado por uma recuperação na demanda interna, um crescimento acelerado nas exportações de produtos industriais e uma base baixa em relação ao ano anterior, o setor de fabricação de bens de consumo teve um aumento de lucro de 10% em relação ao mesmo período do ano passado no primeiro semestre, observou o DNE.

   Apesar da recuperação, Yu destacou que a demanda interna insuficiente continuou a restringir as melhorias nos lucros corporativos, enquanto um ambiente internacional complexo aumentou as pressões operacionais sobre as empresas. A base para a recuperação do lucro industrial ainda precisa ser consolidada.

   Olhando para o futuro, Yu disse que os esforços se concentrarão na expansão da demanda interna, no desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade e na promoção de novos motores de crescimento para sustentar a recuperação da economia industrial.

Sair da versão mobile