Shanghai – A CarbonBox, instalação de captura direta de ar (DAC, em inglês) desenvolvida de forma independente na China, foi aprovada em sua verificação de confiabilidade, com um único módulo capaz de capturar mais de 100 toneladas de dióxido de carbono (CO2) diretamente do ar a cada ano e gerar 99% de produto de alta concentração.
A CarbonBox, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Jiao Tong de Shanghai (SJTU, em inglês) e da China Energy Engineering Corporation, tem uma capacidade anual de captura de CO2 de 600 toneladas, marcando um avanço significativo na tecnologia DAC do país.
A DAC é uma tecnologia emergente de captura de carbono que pode usar fontes de energia de baixo carbono, como energia eólica, solar ou geotérmica, para capturar CO2 diretamente do ar e obter emissões líquidas negativas de CO2.
A CarbonBox é composta por uma unidade de captura e uma unidade de processamento, sendo que cada unidade tem o tamanho de um contêiner de transporte, permitindo assim o içamento direto no local para instalação, disse Ge Tianshu, pesquisador sênior da SJTU.
Ge acrescentou que a configuração da instalação pode ser adaptada aos requisitos de engenharia e, por meio da integração modular padronizada, a capacidade anual de captura de CO2 pode chegar a um milhão de toneladas.
A CarbonBox pode ser aplicada em áreas como a síntese de combustível verde, incluindo metanol verde e combustível de aviação verde, bem como em serviços de comércio de carbono.